Notícias
Alunos exercitam respeito e disciplina com arte marcial
13 de maio de 2016
Alunos das Escolas Reunida João Jensen e Professor Carlos Maffezzolli estão reforçando conceitos de respeito e disciplina de uma forma pouco conhecida na cidade, mas bastante difundida entre os estudantes dos educandários chamada Krav Maga, uma arte marcial, que consiste em defesa pessoal. A atividade está sendo desenvolvida nas aulas de Educação Física ministradas pela professora Grasiele Demarche.
As lutas também fazem parte do currículo da disciplina de Educação Física, porém por falta de um conhecimento técnico específico, muitas vezes a modalidade é deixada de lado em prol de outras mais conhecidas, como futebol, voleibol, handebol e basquetebol. Entretanto, a professora afirma que a prática de todos os esportes são importantes e resultam em benefícios. “As lutas não estão ou são focadas em combates, nelas o respeito e a disciplina assumem papel primordial e a prática auxilia a melhora da coordenação motora da criança, refletindo em benefícios dentro e fora da escola”, pontua Grasiele.
O mestre convidado tem sido o sargento de reserva do exército israelense Alexandre J. Correa, graduado preto 4 dan em Krav Maga pelo Wingate Institute de Netania, Israel, e faixa preta em Judô. É veterano na guerra do Líbano (2006) e Faixa de Gaza (2007), além de praticar artes marciais há 23 anos.
“O nosso compromisso é o de criar pequenos guerreiros aptos a ultrapassar os obstáculos do dia a dia, fornecendo aquilo que de melhor o Krav Maga tem para oferecer, atendendo ao que as crianças e jovens necessitam, uma formação orientada para a realidade e para a vida”, ressalta Correa.
Os estudantes gostaram da modalidade, que será trabalhada em mais aulas da disciplina.
O Krav Maga
É uma arte marcial de origem Israelita e consiste num método de combate corporal (full contact) muito assertivo e eficaz. Trata-se de uma forma de luta e defesa pessoal que tem como objetivo principal a salvaguarda de interesses e a defesa da honra de todos os seus participantes.
É uma arte na essência da palavra, pois transmite ideais e sentimentos. Ele cria um caminho competitivo, onde o aluno compete consigo mesmo e alcança suas próprias metas por si só. O treinamento estimula a vontade de se superar, não só fisicamente, mais em todos os aspectos do ser humano. É uma arte prática, atinge a mente, o intelecto e a espiritualidade, e um dos seus principais objetivos é a autoconfiança.