Lageado Baixo vence 19ª edição dos Jogos Comunitários

9 de maio de 2016

Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

Agora é oficial, é matemático. O Lageado Baixo é o grande campeão geral da 19ª edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba. Depois de mais de dois meses de competição, mas ainda faltando 10 dias para o final do evento, o bairro garantiu o quarto caneco dos Jogos em sua estante. Liderando de ponta a ponta, com mais que o dobro de troféus que o segundo maior vencedor neste ano, Lageado Baixo é o campeão desta edição.

Com a conquista do título geral nesta temporada, o Lageado Baixo chega a quatro canecos, consolidando-se como terceiro maior vencedor dos Jogos Comunitários. São Pedro, com nove títulos e Aymoré, cinco, ainda seguem a frente do Lageado Baixo. A equipe do Centro tem um título em seu currículo.

O Lageado Baixo tem 205 pontos nos Jogos. O vice-líder, Guabiruba Sul, aparece 55 tentos atrás. Em decorrência dos pontos já garantidos pelo líder com classificação à final no dominó feminino, somado a disputa do terceiro lugar no dominó masculino, não existe mais a possibilidade matemática para outro bairro conquistar este título. Mesmo se perder tudo o que disputar daqui pra frente, o caneco fica para o Lageado Baixo.

Essa edição dos Jogos Comunitários distribuirá, ao todo, 42 taças. Apenas sete ainda estão em disputa, 35 delas já foram entregues aos respectivos campões. Lageado Baixo, que ainda briga forte em outras frentes, já acumula 13 conquistas neste ano. O segundo maior no quesito, Imigrante, tem apenas 6. Guabiruba Sul, 5, São Pedro, 4, Aymoré, 3, mais Centro e Lageado Alto com 2 cada completam a lista.

O que garantiu o título geral foi o alto desempenho em múltiplas modalidades

O coordenador de Lageado Baixo, Valmir Paz, conhecido como Kanti, conta qual foi sua estratégia ao assumir o comando do bairro nos Jogos Comunitários. “Nós decidimos investir em modalidades nas quais nem costumávamos pontuar. O objetivo era fazer mais pontos em tudo o que é modalidade possível, é assim que se ganha os Jogos. O que aconteceu foi que nesta edição acabamos sendo campões em esportes que não estávamos acostumados nem a pontuar. Além disso, continuamos ganhando nas frentes em que somos tradicionais e isso nos garantiu o título geral”.

Kanti participa da organização da equipe de Lageado Baixo há cerca de uma década e assumiu a coordenação há dois anos. Antes da primeira participação de Kanti na organização do bairro, o hoje tetracampeão Lageado Baixo, nunca havia conquistado o título geral dos Jogos Comunitários. Além de coordenador, Valmir Paz também joga futebol de campo (nesta temporada, na categoria a partir de 40 anos) e disputa de competições de tiro e estilingue.

 

A equipe de Lageado Baixo garantiu o título em duas categorias de futebol, mais duas de futsal nesta edição. “Antigamente nós vencíamos os torneios de vôlei todos e não ganhávamos nada no futebol”, ressalta Kanti. O bairro aumentou absurdamente o aproveitamento no futebol e manteve no voleibol. Nesta edição, já são cinco troféus erguidos nesta modalidade. Se vencer o vôlei de quadra masculino, Lageado Baixo fará 100% de aproveitamento neste esporte.

O coordenador conta que está sendo preparada uma festa para comemorar o título dos Jogos. “Quero agradecer muito aos atletas, sem eles nada disso seria possível. Agora vamos continuar trabalhando para voltar a brigar pelo título geral no ano que vem”, diz Kanti.

Confira a classificação completa dos Jogos Comunitários de Guabiruba

1º Lageado Baixo - 205 pontos

2º Guabiruba Sul - 150

3º Imigrante - 147

4º São Pedro - 139

5º Aymoré - 130

6º Centro - 96

7º Lageado Alto - 49

 

Veja a lista completa de troféus erguidos por Lageado Baixo na 19ª edição dos Jogos até aqui

Xadrez feminino

Tiro pressão livre

Vôlei de quadra feminino

Vôlei de areia em duplas masculino

Vôlei de areia em duplas feminino

Vôlei de areia 4x4 masculino

Vôlei de areia 4x4 feminino

Karatê feminino

Futsal livre masculino

Futsal sub-14 masculino

Futebol suíço sub-16 masculino

Futebol suíço master masculino

Basquete masculino

leia também