Primeiro Dia de Campanha contra a Gripe H1N1 imuniza 370 pessoas

26 de abril de 2016

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

No primeiro dia da Campanha contra a Gripe H1N1 iniciada na rede pública nesta segunda-feira, 25, foram imunizadas 370 pessoas em Guabiruba. A campanha segue até o dia 20 de maio e tem no sábado, 30, a mobilização nacional, conhecida como Dia D, momento em que a Policlínica ficará aberta das 8h às 17h para atender o público alvo da vacinação: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas (doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Além da Policlínica, todas as Unidades Básicas de Saúde – UBSs estão aplicando a vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Em Guabiruba, 4326 pessoas estão no grupo do risco e a meta é imunizar pelo menos 80% da população.

A enfermeira Ana Lucia Tolentino, da Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, explica que a vacina não imuniza contra o resfriado, pois este é causado por outro tipo de vírus e que não pode tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo ou quem está com febre.

Ela enfatiza a necessidade do usuário apresentar a caderneta de vacinação, Identidade e o Cartão do SUS. “Tivemos um início de campanha bem movimentado e acreditamos que nesta semana vamos dobrar os 8,5% já atingido do nosso público alvo. Houve pouca procura por gestantes e puérperas e em compensação muitos idosos e crianças”, afirma a Ana Lucia, reforçando a todo que estão no grupo de risco a procurarem imunizar-se.

Crianças imunizadas

Entre os grupos de risco, crianças e idosos tem sido os que mais buscam a vacinação que protege contra os vírus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B, garantindo a imunização por um ano. A mãe Rosana Voss da Silva levou a filha Lavinia, de 4 anos, para tomar a vacina na terça-feira, 26, na unidade do bairro Lageado Baixo. Ela conta que soube da campanha pelos veículos de comunicação e por sua agente comunitária de saúde e que já na segunda- feira quis levar a filha.

“Estive na Policlínica na segunda-feira e como tinha muita fila fui orientada a procurar a unidade aqui do bairro. A Lavinia estava ansiosa para tomar a vacina. Sempre explico os benefícios e não coloco medo nela. Isso a ajuda a colaborar com a vacinação”, explica a mãe.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3354-2313.

Onde tomar a vacina?

Nas Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira das 9h às 16h30

Na Policlínica no sábado, 30, das 8h às 17h (a Policlínica atende durante a semana também, mas a recomendação é procurar o unidade do seu bairro)

Etiqueta da Tosse

Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar

Coloque o lenço usado no lixo

Se não tiver lenço, tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, pois elas são veículos de transmissão

Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar, lavando-as imediatamente

Lave as mãos com água e sabão frequentemente, secando-as com papel toalha descartável

Evite sair de casa enquanto estiver com sintomas de gripe

Mantenha-se distante de locais com aglomerações de pessoas

Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a ingestão de líquidos

O que evitar?

Evite ambiente onde houver aglomeração de pessoas

Mantenha os ambientes ventilados

Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal

Lave as mãos com água e sabão frequentemente. Quando não for possível, faça uso de álcool gel

 

 

leia também