Guabiruba recebe Unidade Móvel SESC Saúde Mulher

25 de abril de 2016

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A Unidade Móvel SESC Mulher chegou a Guabiruba e está sendo instalada no estacionamento da Prefeitura Municipal para realizar, a partir do dia 2 de maio, exames de prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para mulheres entre 25 e 64 anos). Os profissionais também irão repassar orientações e executar ações educativas de promoção à saúde.

A ação é resultado da parceria entre o SESC e a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames é necessário o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde com a apresentação da Carteira de Identidade, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estrutura interna do caminhão, adaptada para portadores de necessidades especiais, está dividida em consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro equipado para portadores de necessidades especiais; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.

A Unidade Móvel fica no município até o dia 30 de junho de 2016 e a expectativa é atender aproximadamente 1.200 mulheres. A secretária de Saúde, Patrícia Heiderscheidt, conta que uma reportagem sobre o SESC Mulher em um veículo de comunicação impresso incentivou a Secretaria a entrar em contato com a entidade, que de imediato aceitou atender o município. “O SESC tem sido nosso parceiro em várias ações, como no Dia Mundial da Saúde e em atividades esportivas. Agora a parceria chega com a Unidade Móvel”, destaca a secretária.

O Departamento Regional do SESC/SC adquiriu duas unidades móveis para atender o estado. A Unidade Móvel I (UMSM I) fará os atendimentos nos municípios situados do litoral à região central e a unidade Móvel II fará os atendimentos nos municípios situados da região central ao oeste do estado. O primeiro município atendido pela UMSM I foi a cidade de Biguaçu, no período de 15 de fevereiro a 15 de abril de 2016. O segundo será Guabiruba.

De acordo com a educadora em saúde da Unidade Móvel SESC Saúde Mulher em Santa Catarina, Luciane Campello Fadanelli Ramos, as ações de educação em saúde visam alcançar as mulheres de alta vulnerabilidade social. “Pretendemos orientar e elucidar sobre a realização de exames e a importância da detecção precoce de doenças. Por falta de conhecimento, preconceito delas ou até dos companheiros, essas mulheres, muitas vezes, deixam de realizar exames cruciais. Queremos chegar até elas, quebrar esses paradigmas para que cuidem da própria saúde”, detalha.

 Como vai funcionar?

As mulheres interessadas em realizar exames na Unidade Móvel SESC Saúde Mulher precisam comparecer presencialmente para a marcação nas Unidades Básicas de Saúde do Município com RG, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de atendimento funcionará de segunda a sexta-feira. Os resultados são entregues na unidade de saúde de referência do município, onde será dado o encaminhamento necessário, como consultas ou outros exames.

SERVIÇO:

Exames disponíveis: mamografia digital, exame citopatológico (papanicolau que previne o câncer de colo uterino), além de diferentes ações educativas de promoção em saúde.

Marcação de exames: de segunda a sexta-feira, nas unidades básicas de saúde do município.

Documentação necessária: carteira de identidade, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

leia também