Guabiruba planeja implantar mais de 50 km de espaço destinado ao ciclista

19 de abril de 2016

Em meados de 2015, Guabiruba iniciou a implantação de locais destinados aos ciclistas em vias da região central da cidade, o que resultou na instalação de 1.200 metros de ciclofaixas e espaço compartilhado nas ruas Brusque, 10 de Junho, Sigmund Kohler e Alois Erthal. O objetivo agora é ampliar esses espaços para seis quilômetros até o fim do ano e para mais de 50 quilômetros em um período de médio a longo prazo, conforme estudo realizado pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Coordenadoria de Trânsito de Guabiruba – Gbtran e Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura.

O levantamento contempla a rua Sternthal, Aymoré, rua São Pedro e continuidade da 10 de Junho. Conforme o coordenador da Gbtran, Paulo Rodrigo Sestrem, a implantação será gradativa. “Estas ações visam beneficiar as pessoas que ainda não possuem a Carteira de Habilitação, pessoas idosas que não usam mais veículos automotores, pessoas que mesmo com a CNH necessitam do espaço demarcado para transitar com suas bicicletas quando decidirem trocar o veículo automotor pelo modal alternativo, situação que vem aumentando em função do alto valor dos combustíveis”, pontua o coordenador, ressaltando que o levantamento poderá ser utilizado por futuras gestões municipais.

O estudo contempla a implantação de ciclofaixas, ciclovias e passeios compartilhados e foi transformado em um mapa cicloviário. “Além da segurança para os ciclistas, o planejamento do município visa a poluição zero, a prática de saúde, o meio de transporte barato e acessível a todos e principalmente a humanização do trânsito”, destaca Sestrem.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3354-2399 ou pelo email transito@guabiruba.sc.gov.br.