Audiência Pública apresentou fluxograma de atendimento às violências

4 de abril de 2016

educação Notícias

Diversas entidades ligadas ao atendimento às violências estiveram reunidas na Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba na tarde de segunda-feira, 4, para acompanhar a apresentação do fluxograma desse tipo de atendimento criado pela Prefeitura de Guabiruba (Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, Habitação e Emprego), Associação Hospitalar, Conselho Tutelar, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e Ministério Público. Dois protocolos foram apresentados. Um para o atendimento de crianças e adolescentes e outro para mulheres e idosos.

O fluxograma será importante para clarear, organizar e direcionar o funcionamento do atendimento as vítimas de qualquer tipo de violência. Cada entidade pública ao receber uma vítima vai saber como deve proceder diante de tal situação para acolher quem precisa de ajuda da melhor forma possível.

A audiência pública foi coordenada pela psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Guabiruba, Mônica Colombi. “O instrumento é destinado aos profissionais e instituições que atendem às vítimas e não é imutável. Estará em constante transformação e atualização para garantir um atendimento humanizado, ágil, respeitoso e digno,”, esclarece a psicóloga. “Ao final da reunião as entidades presentes puderem esclarecer e sanar dúvidas. Com certeza foi um encontro muito positivo”, avaliou.

Participaram do encontro o prefeito Matias Kohler, vice-prefeito Valmir Zirke, presidente da Câmara Municipal de Vereadores e membro do Conselho Municipal de Segurança Pública – Conseg, Felipe Eilert dos Santos, responsável pela Depecami, delegado Ricardo Casaroli, comandante da Polícia Militar, sargento Marciano Panca, comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Carlos Henrique de Andrade e vereadores Luciano Schlindwein, Waldemiro Dalbosco e Nilton Rogério Kohler.

Principais tipos de violência:

SEXUAL: Quando, com ou sem uso de violência, uma pessoa é induzida a manter contatos ou passar por situações que visam à satisfação sexual da outra pessoa. Exemplo: manipulação, exibicionismo, carícias, ato sexual com ou sem penetração, exposição à pornografia e exploração sexual.

FÍSICA: Uso de força física, deixando ou não marcas evidentes. Manifesta-se por meio de tapas, empurrões, socos, chutes, queimaduras, cortes, tentativas de coerção, de estrangulamento e outras formas de agressão.

PSICOLÓGICA: Ocorre em relações agressivas de ordem emocional, mediante o uso de palavras ou ações que ameaçam, causam humilhação, culpam, desqualificam ou reforçam sentimentos negativos, discriminam, insultam, causam rejeição ou constrangimento.

NEGLIGÊNCIA: É a falta ou omissão de cuidados de forma contínua pela pessoa responsável, quanto á higiene, saúde, educação, alimentação e proteção dos dependentes.

EXPLORAÇÃO FINANCEIRA: Qualquer ato ou omissão relacionados a bem materiais que afetam a sobrevivência de membros da família, praticados por companheiro, cuidador ou responsável. Exemplo: uso indevido do salário mensal da pessoa.

Denuncie:

Disque 100: Todo tido de violência

Disque 180: Violência doméstica

Conselho Tutelar: (47) 3354-2482

DPCAMI (Delegacia de Proteção à Crianças, Adolescente, Mulher e Idoso): (47) 3354-0661

 

leia também