Prazo maior para integrar Sistema Nacional de Trânsito

29 de março de 2016

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Os municípios catarinenses integrados ao Sistema Nacional de Trânsito terão seus convênios com o estado prorrogados por mais 90 dias. O Governo do Estado vai publicar portaria neste sentido, bem como dando prazo ainda maior para os municípios que ainda não se integraram ao Sistema. Guabiruba integra o Sistema Nacional de Trânsito desde 2013.

A prorrogação do prazo foi decidida em uma reunião entre a presidente da FECAM, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul, com o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, secretário do Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, presidente do Conselho dos Municípios Integrados ao Sistema de Trânsito - COMITRA, Paulo Rodrigo Sestrem (coordenador da GBTRAN de Guabiruba), e representantes das polícias civil e militar e do órgão estadual de trânsito - DETRAN.

A FECAM por intermédio do Conselho dos Municípios Integrados ao Sistema de Trânsito - COMITRA, há três anos busca entendimentos com o Estado para que os percentuais repassados aos municípios conveniados sejam revistos e padronizados.

O COMITRA é formado pelas autoridades de trânsito dos municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, vinculado a FECAM, e tem como objetivo orientar, planejar e padronizar as rotinas relacionadas à legislação e normas de trânsito.

Atualmente 207 municípios do estado não estão integrados. Por isso, o encontro também discutiu a necessidade de uma ação conjunta FECAM e Estado no sentido de sensibilizar os gestores municipais sobre a importância da integração ao sistema.

"Precisamos buscar todas as formas de entendimento e dilatação de prazos possível para garantir a participação de todos os municípios interessados. Ganha o Estado, ganham os municípios e a população", disse o secretário Nelson Serpa.

O Código de Trânsito Brasileiro, entre muitas inovações, introduziu o conceito da municipalização do trânsito, ou seja, a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Dessa forma, os municípios adquirem a responsabilidade sobre o trânsito da cidade, através da criação de Órgãos Executivos Municipais de Trânsito. As prefeituras tornam-se responsáveis pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Assumem as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.

Texto: Fecam/Editado: Assessoria de Imprensa da Pref. de Guabiruba

leia também