Notícias
Um incentivo para transformar em realidade seu projeto cultural
23 de março de 2016
Vários passos devem ser dados para transformar em realidade uma ideia e, além do esforço, é necessária certa dose de entusiasmo. Em Guabiruba, um empurrãozinho está sendo dado para transformar ideias culturais em eventos, obras e manifestações que ressaltem o talento dos guabirubenses e preservem as tradições da cidade.
O incentivo chega com o nome de Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultural, que na sua 4ª edição regulamenta a concessão de R$ 65 mil para projetos nas áreas de teatro, dança, circo, música, audiovisuais, literatura, patrimônio material e imaterial, artes populares, artesanato, artes visuais, artes gráficas e artes integradas.
As inscrições iniciaram nesta semana e vão até o dia 22 de abril. Em seguida, passam pela análise de uma banca examinadora composta por artistas de outras cidades. Os projetos selecionados podem receber até R$ 13 mil.
Podem participar pessoas físicas e jurídicas (de direito privado sem fins lucrativos) com residência em Guabiruba há pelo menos dois anos. Não podem se inscrever servidores públicos que exerçam cargo em comissão da Prefeitura Municipal de Guabiruba, uma vez que o Edital é organizado pela administração municipal, por meio da Fundação Cultural e do Conselho Municipal de Cultura.
O superintendente da Fundação Cultural, Gilmar José Celva, explica que os interessados devem ler o edital e entregar o projeto diretamente na Fundação de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. “O Edital é uma forma de incentivarmos as manifestações culturais no município de forma democrática”, destaca.
Entre os trabalhos contemplados em anos anteriores com os recursos do Edital estão os livros Sabores de Guabiruba, Boa Noite ao Tempo, A História de um Peixinho, Calendário de Tradições e espetáculos musicais.
O resultado será divulgado no dia 6 de maio.
Modalidades dos projetos a serem apresentados:
I – Artes Cênicas;
II – Danças;
III – Folclore e Línguas Mães;
IV – Artesanato;
V – Literatura;
VI – Artes Visuais;
VII – Fotografia;
VIII – História e Preservação;
IX – Memória e Biblioteconomia;
X – Música.