Notícias
Prefeitura, ACIBr e ACIC reúnem-se com representantes de empresas alemães
18 de março de 2016
Com objetivo de apresentar propostas estratégicas para a gestão e desenvolvimento de projetos na área da construção civil e com o propósito de fortalecer os laços entre a localidade de Baden-Württemberg e Guabiruba, na manhã de terça-feira, 15 de março, representantes das empresas alemãs Drees & Sommer e MRG Projetos Estruturais estiveram no município. Na oportunidade, os visitantes foram recebidos pelo prefeito Matias Kohler, pelo presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Valdir Riffel e pelo presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Halisson Habitzreuter.
O encontro foi um dos resultados da vinda de uma comitiva alemã de Karlsruhe, que esteve em Brusque e Guabiruba no final do mês de outubro, com o objetivo viabilizar contatos e discutir a possibilidade de negociações entre empresas de ambas as regiões, inicialmente do setor têxtil, e que agora se expandiu para demais segmentos.
Ampliação de mercado
Durante a reunião, o engenheiro e consultor sênior da MRG, Michel Reck, e a arquiteta, especialista em Administração de Empresas e diretora da Drees & Sommer, Miriam Haag falaram sobre os trabalhos desenvolvidos pelas empresas alemãs, que têm filial em São Paulo e atuam em parceria no desenvolvimento de projetos na área da construção civil: a Drees & Sommer no gerenciamento e gestão desses projetos, e a MRG na área técnica e estrutural dos projetos de engenharia. “Esta é a nossa segunda visita a Santa Catarina e esta região em especial é muito bem vista pela Alemanha, pelas tradições, hospitalidade e até a presença da língua alemã que encontramos aqui. Com certeza isso é uma vantagem no Brasil, por isso resolvermos conhecer a localidade e tentar estabelecer futuros negócios”, esclareceu Miriam.
Da mesma forma, os representantes das entidades catarinenses ressaltaram as vantagens de investimentos de empresas alemãs na região, tanto pela proximidade entre as culturas como pelas características do mercado de construção civil. “Nosso país vive muitas dificuldades atualmente e nós convivemos com esses problemas. Certamente a busca de novos conceitos na área da construção civil, por exemplo, pode nos trazer novos elementos de economia e de maior confiabilidade nesses projetos. Além disso, as parcerias com as cidades co-irmãs de Guabiruba e Brusque buscam sempre novas oportunidades no mercado econômico e com certeza esta também terá continuidade”, comentou o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler.
Com o encontro, foi agendada uma próxima reunião entre os representantes das empresas alemãs e o Núcleo de Construtoras da ACIBr, para aproximações mais específicas entre os profissionais do segmento. “Temos que continuar nesse caminho e firmar parcerias nesse e em outros setores, para conseguirmos uma proximidade cada vez maior com a Alemanha e termos um avanço bom na área de negócios”, frisou o presidente da ACIC, Valdir Riffel.
Para o presidente da ACIBr, o encontro marcou mais um importante passo na parceria entre a entidade e Alemanha, agora para a área de projetos para a construção civil, que poderá oferecer serviços diferenciados aos empresários associados à entidade. “Com esses projetos, as nossas empresas poderão construir galpões, realizar reformas em seu parque industrial, ou modernizar suas estruturas. Além disso, tanto a MRG como a Drees & Sommer atuam na área de projetos e a mão de obra que os desenvolvem é sempre local. Ou seja, com esse processo ocorre também a transferência de tecnologia e conhecimento alemão para as empresas locais, o que é algo extremamente importante e que a ACIBr também visa: o desenvolvimento do setor.
As negociações com a Alemanha sempre nos trouxeram bons frutos e pretendemos manter essa linha de atuação, já que isso beneficia a entidade, as empresas que a integram e a sociedade como um todo”, declarou Halisson.
Participaram do encontro também o diretor Executivo da ACIBr, Cândido Godoy e o gerente regional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Blumenau, Wagner Chugaste Júnior.
A empresa Drees & Sommer
Atuando no mercado há mais de 45 anos, a Drees & Sommer presta assessoria a construtoras de obras públicas e particulares e a investidores em todas as questões relacionadas a imóveis. Realiza serviços de consultoria de desenvolvimento, gerenciamento de projetos, engenharia, consultoria imobiliária, consultoria em infraestrutura e consultoria estratégica, com o objetivo de garantir economia, funcionalidade e qualidade dos processos. A Drees & Sommer atua no Brasil desde 2005 com especialistas da Alemanha, e desde 2013 com colaboradores brasileiros próprios que atuam nos projetos.
Já a MRG Projetos Estruturais e Engenharia de Projetos é uma empresa especializada em engenharia de estruturas e planejamento estrutural. A empresa desenvolve projeto estruturais, consultoria em estruturas, controle de qualidade de projetos de estruturas (CQP), avaliação de danos em estruturas e avaliação de construções tombadas (patrimônio histórico e cultural). Está presente desde prédios comerciais e residenciais até edifícios hospitalares. A MRG também tem filial em São Paulo e há oito anos atua no Brasil.
Texto: Ass. de Imprensa da ACIBr/Edição: Ass. de Imprensa Pref. de Guabiruba