Valor da história do idoso é enfatizado no Café das Voluntárias

8 de março de 2016

Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Notícias

O voluntariado é praticamente uma marca do guabirubense. Muitas são as pessoas que se dedicam espontaneamente à cultura, à comunidade e ao próximo. Para lembrar a importância desse tipo de trabalho, especialmente aquele realizado no Grupo de Idosos e na Assistência Social Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, entidade parceira do município em diferentes atendimentos, todo ano é realizado o Café das Voluntárias.

Neste ano, o encontro promovido pela Secretaria de Assistência Social Habitação e Emprego de Guabiruba ocorreu na terça-feira, 8, no espaço de eventos Fischer, localizado no bairro São Pedro, e destacou a importância de recordar a história do idoso, de enxergá-lo não na sua fragilidade pela idade avançada ou pelas limitações físicas, mas vê-lo na imensidão de sua trajetória de vida, de suas conquistas, sofrimentos, de sua história.

O valor da compaixão e os cuidados importantes para com os idosos foram mencionados pelo padre Silvano João da Costa em sua palestra aos voluntários.  “Não devemos ter pena dos idosos. Pena é algo que se origina olhando de longe. Precisamos ter compaixão. Olhar de perto. Essa é a linguagem do amor”, pontuou o padre.

Após a palestra, as voluntárias realizaram uma atividade envolvendo o abraço e em seguida confraternizaram em torno de um café. Além das participantes, marcaram presença no evento o prefeito Matias Kohler e a primeira dama Patrícia Heiderscheidt, vice-prefeito Valmir Zirke e sua esposa Wiliane Greis Debatin Zirke, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Felipe Eilert dos Santos e secretária de Assistência Social Habitação e Emprego, Neide Luzeti Hort.

leia também