Notícias
Cultura guabirubense em festa
18 de fevereiro de 2016
Os apreciadores das tradições culturais de Guabiruba estiveram reunidos na noite de quarta-feira, 17, no salão nobre da Prefeitura de Guabiruba para prestigiar o lançamento dos livros “Sabores de Guabiruba”, “A História de um Peixinho,” “Sai da Frente que Vem Bicho” e do Calendário de Tradições Guabirubenses: quatro trabalhos contemplados com o III Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura 2015.
O edital regulamentou a concessão de R$ 64 mil, sendo o valor máximo de R$ 10.406 por trabalho. Os demais projetos selecionados apresentados à sociedade ainda no ano passado foram “Irmãos Grimm – Encantos sem Fim”, de Emiliano de Souza; “Brasil Caboclo”, do Coral Cristo Rei; “Das Lebenslied Germankonzert”, de Rosemil Lazaro Ebel e “Tradição Pelznickel”, da Sociedade Pelznickel.
A Fundação Cultural trabalha na elaboração do próximo Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que deverá ser lançado em março.
Se você quer ser universal, fale de sua aldeia
Com essa frase Fabiano Siegel iniciou a apresentação do Calendário de Tradições Guabirubenses, que traz diferentes aspectos culturais da cidade retratados nos 12 meses do ano. Já Vera Lucia Huber, Mario Ulisses Huber Lopes e Alvinho Uber explicaram como produziram os livros “A História de um Peixinho” e “Sai da Frente que Vem Bicho”.
As receitas deliciosas da cidade foram reunidas no livro “Sabores de Guabiruba”, organizado por Roseane Huber de Souza e Emiliano Daniel de Souza e degustadas no final no evento pelos participantes.
O superintendente da Fundação Cultural, Gilmar José Celva, enalteceu o envolvimento de várias famílias e segmentos culturais durante a elaboração dos trabalhos. “Isso gerou um grande arquivo de imagens, textos e vídeos. A administração municipal ficou bastante satisfeita com os resultados obtidos”, pontuou.
O vereador Luciano Schlindwein marcou presença no encontro.