Cultura guabirubense em festa

18 de fevereiro de 2016

Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias

Os apreciadores das tradições culturais de Guabiruba estiveram reunidos na noite de quarta-feira, 17, no salão nobre da Prefeitura de Guabiruba para prestigiar o lançamento dos livros “Sabores de Guabiruba”, “A História de um Peixinho,” “Sai da Frente que Vem Bicho” e do Calendário de Tradições Guabirubenses: quatro trabalhos contemplados com o III Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura 2015.

O edital regulamentou a concessão de R$ 64 mil, sendo o valor máximo de R$ 10.406 por trabalho. Os demais projetos selecionados apresentados à sociedade ainda no ano passado foram “Irmãos Grimm – Encantos sem Fim”, de Emiliano de Souza; “Brasil Caboclo”, do Coral Cristo Rei; “Das Lebenslied Germankonzert”, de Rosemil Lazaro Ebel e “Tradição Pelznickel”, da Sociedade Pelznickel.

A Fundação Cultural trabalha na elaboração do próximo Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que deverá ser lançado em março.

Se você quer ser universal, fale de sua aldeia

Com essa frase Fabiano Siegel iniciou a apresentação do Calendário de Tradições Guabirubenses, que traz diferentes aspectos culturais da cidade retratados nos 12 meses do ano. Já Vera Lucia Huber, Mario Ulisses Huber Lopes e Alvinho Uber explicaram como produziram os livros “A História de um Peixinho” e “Sai da Frente que Vem Bicho”.

As receitas deliciosas da cidade foram reunidas no livro “Sabores de Guabiruba”, organizado por Roseane Huber de Souza e Emiliano Daniel de Souza e degustadas no final no evento pelos participantes.

O superintendente da Fundação Cultural, Gilmar José Celva, enalteceu o envolvimento de várias famílias e segmentos culturais durante a elaboração dos trabalhos. “Isso gerou um grande arquivo de imagens, textos e vídeos. A administração municipal ficou bastante satisfeita com os resultados obtidos”, pontuou.

O vereador Luciano Schlindwein marcou presença no encontro.

leia também