Notícias
Primeira ciclofaixa de Guabiruba tem intenso fluxo de ciclistas
27 de janeiro de 2016
A bicicleta é uma das parceiras do guabirubense. Muitos utilizam esse meio de transporte para trabalhar, praticar atividade física e há ainda aqueles que têm na bike o seu hobby. A aposentada Vera Dalpiaz, 54 anos, passeia pelo centro praticamente todo o dia, até naqueles em que o sol é de rachar: faz compras no mercado, visita lojas e cumpre com seus compromissos sobre duas rodas. Já o estudante Adriano Kormann, 28, pedala sozinho e com amigos pela cidade. Ambos afirmam que a ciclofaixa, implantada em aproximadamente 1,2 km na região central de Guabiruba há quase três meses, trouxe mais segurança para os ciclistas.
- Agora ficou mais seguro, antes era muito perigoso. Tinha carro estacionado dos dois lados, vinham carros da esquerda e da direita – fala Vera. - No início a gente se deparava com carros estacionados na ciclofaixa, mas agora é difícil – complementa.
Câmeras de segurança auxiliam no monitoramento
Logo que foi implantada, em novembro de 2015, alguns motoristas estacionavam na ciclofaixa. Com o auxílio das câmeras de segurança, a Polícia Militar verificava a placa e ligava para o condutor instruindo-o a retirar. No entanto, segundo a PM, passado esse período não há tantas transgressões.
- Nas primeiras semanas orientamos os condutores sobre a proibição de estacionar na ciclofaixa e o sistema de monitoramento foi bastante utilizado. São poucos os ciclistas que não respeitam a ciclofaixa. O pessoal está usando bastante e o fluxo do ciclista é grande nessa área. Existe o respeito do pedestre e até o momento não foi emitida nenhuma notificação de irregularidade na ciclofaixa - explana o comandante da Polícia Militar de Guabiruba, sargento Marciano Panca.
Já para combater o excesso de velocidade nas áreas em que a mão única foi implantada, a PM aposta em blitz diárias.
Material para instruir ciclistas e pedestres
A servidora pública Zenaide Vieira Marcilio, 44 anos, utiliza sua bicicleta motorizada todo dia do bairro São Pedro até o Centro, onde trabalha. Com a implantação da ciclofaixa, ela ficou na dúvida se também pode utilizar o espaço. Para sanar essa e outras questões, a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Coordenadoria de Trânsito – GBTRAN, irá distribuir um flyer educativo com dicas aos ciclistas e pedestres.
O coordenador da GBTRAN, Paulo Rodrigo Sestrem, antecipa que ciclomotores (bicicleta motorizada) não podem trafegar na ciclofaixa ou ciclovia.
- A bicicleta com propulsão humana elétrica pode transitar. Mas o ciclomotor, seja à combustão ou elétrico, que não precise da pedalada, deve andar na via pública”- pontua.
Agora Zenaide já sabe: na ciclofaixa, só pedalando.
Ciclista, lembre-se:
- Você deve transitar pela ciclofaixa não só por ser lei, mas por ser mais seguro;
- Ao pedalar à noite, use luzes, materiais refletivos e roupas claras;
- No semáforo, respeite a luz indicadora do porta foco de ciclista que foi implantado para garantir um tempo seguro para sua travessia;
- Nas vias sem ciclofaixa, ciclovias ou passeios compartilhados, ande sempre entre a calçada e a rua no sentido dos veículos, não na calçada;
-No passeio compartilhado, fique atento à sinalização de regulamentação, pois nestes locais você divide o espaço com os pedestres.
Você Sabia?
CICLOVIA- Pista própria destinada à circulação de bicicletas, separada fisicamente do tráfego comum.
CICLOFAIXA – Parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bicicletas, delimitada por sinalização específica. É o que temos na região central de Guabiruba.
PASSEIO COMPARTILHADO – Espaço destinado à circulação de pedestres e ciclistas de forma conjunta.