Usuários aprovam novos pontos de ônibus

18 de janeiro de 2016

O Programa Adote um Ponto de Ônibus se tornou realidade em Guabiruba no final de dezembro e início deste ano. Dos 15 pontos adotados por empresas da cidade, 12 foram instalados na região central visando proporcionar aos usuários do transporte coletivo mais qualidade de vida. Os pontos existentes estavam precários e, com a alteração no sentido do trânsito em novembro de 2015, outros precisaram ser implantados, como ocorreu na rua Alois Erthal, Centro, em que não havia nenhuma parada.

Ali, Sonia Amorim, doméstica de 41 anos, costuma pegar o ônibus para trabalhar. Enquanto espera, avalia o ponto junto com a aposentada Jacinta Erthal, 55. Para elas, a estrutura dos novos pontos deve seguir para todos os bairros da cidade.

- As cadeiras são confortáveis. A gente se encaixa bem. Em relação à chuva, não molha, porque é bem coberto. Eu gostei – fala Sonia.

- É um projeto que deve seguir por toda a cidade – complementa Jacinta.

E este é o objetivo da Prefeitura de Guabiruba, conforme o secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Wagner Butsch.

- Optamos em instalar inicialmente na área central que sofreu a alteração no fluxo de trânsito. Não tínhamos locais com pontos de ônibus, como na rua Alois Erthal. A instalação também foi feita na rua 10 de Junho, no bairro Imigrantes e o objetivo é contemplar toda a cidade – ressalta Butsch.

O secretário destaca que o objetivo do Programa Adote um Ponto de Ônibus foi buscar a integração entre o setor público e privado e que esse modelo não é realidade só em Guabiruba, mas conhecido em todo Brasil.

- Maringá, Rio de Janeiro e outras cidades têm esses projetos nos seus planos de governo. Guabiruba se espelhou nesse modelo para levar mais qualidade de vida para os usuários do transporte coletivo. Os pontos possuem uma vaga para portadores de necessidades especiais, visando à acessibilidade e lixeiras, com o propósito de auxiliar na limpeza urbana – enfatiza.

Empresas interessadas em participar do Programa podem entrar em contato com a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura pelo telefone 3354-0141 ou com a GBTRAN pelo 3354-2399.

O Programa Adote um Ponto de Ônibus

O Programa de autoria do Poder Executivo se transformou na Lei n° 1525/2015 em outubro do ano passado. Para participar do “Adote um Ponto de Ônibus” é necessário ser Pessoa Jurídica de direito público ou privado e firmar com a prefeitura uma parceria por meio de assinatura do Termo de Doação e Cooperação. O interessado paga o ponto de ônibus, que varia em torno de R$ 4 mil, e pode explorar a publicidade nos fechamentos laterais, com tamanho de 1,30 m², em ambos os lados, ficando isentas do pagamento de taxas de publicidade e propaganda enquanto durar o período de adoção.

É vedada a propaganda de cunho político, fumo e derivados, jogos de azar, armas, munição e explosivos, bebidas alcoólicas, produtos que gerem dependência física ou química e fogos de artifício. A concessão tem validade de três anos, podendo ser prorrogada por mais dois.