Conselheiros Tutelares tomam posse

11 de janeiro de 2016

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias

Os novos conselheiros tutelares de Guabiruba escolhidos em outubro passado por meio de eleição unificada em todo o Brasil tomaram posse no último domingo, 10, durante cerimônia realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Charleine Canetti Alfarth, Nilo Dirchnabel, Aline Moritz Schweigert, Marcia Maria Back e Maria Ângela Silva assumem um mandato de quatro anos. Ambos foram nomeados e empossados pelo prefeito Matias Kohler.

Além do chefe do Executivo, marcaram presença no evento o vice-prefeito Valmir Zirke, o presidente do Poder Legislativo, Felipe Eilert dos Santos, secretária de Assistência Social, Habitação e Emprego, Neide Luzeti Hort e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Leandro Alfarth.

Os Conselhos Tutelares, instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, começaram a ser instalados em 1990 e operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens.

Durante o evento, Alfarth destacou que os conselheiros escolhidos pela comunidade são os principais agentes para fazer valer esses direitos, a partir do momento que buscam auxiliar, aconselhar, orientar, encaminhar e acompanhar todas as crianças e adolescentes que estejam com seus direitos violados, seja pela família, estado ou sociedade.

“Em tempos de muitas dificuldades comportamentais, os conselheiros tem um enorme desafio pela frente, e para enfrentá-lo é preciso ética e respeito. Gostaria ainda de destacar aos conselheiros que possam lembrar sempre, que foram eleitos como representantes do povo e como este, devem honrar esta confiança”, pontuou o presidente do CMDCA.

leia também