Interdisciplinaridade é tema de Seminário Final do PNAIC

30 de novembro de 2015

Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Projetos educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A coordenadora adjunta de Linguagem do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e professora do Curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rosângela Pedralli, esteve em Guabiruba abordando o tema Interdisciplinaridade durante o seminário final do Programa, implantado no município em 2013.

O programa visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, sendo um dos eixos principais a formação continuada de professores. Neste ano, o tema das capacitações foi interdisciplinaridade.

A docente conversou com os professores da rede municipal de ensino na Câmara de Vereadores, momento em que enalteceu a importância da interdisciplinaridade nas fases iniciais do letramento.

“Os processos de formação, em sua origem, são interdisciplinares, porque se apropriar de conhecimentos demanda lidar com diferentes áreas”, pontuou. “Ainda entendemos que cada área tem especificidades e temos que cuidar para que esses conhecimentos sejam contemplados para a formação integral do aluno”, complementou.

Além da palestra, as atividades do PNAIC contaram com a apresentação de trabalhos durante horário de aula nas escolas Professora Anna Othilia Schlindwein, Professor Carlos Maffezzolli, Edeltrudes W. Heil, Padre Gremano Brandt, João Jensen, Osvaldo L. Fuckner e Vadislau Schmitt.

De acordo com a coordenadora do programa em Guabiruba, Carmen Regina Ebele, uma das principais contribuições do PNAIC é a capacitação de professores e consequentemente a melhor aprendizagem dos alunos. “Em 2013 o foco foi Língua Portuguesa, em 2014 Matemática e neste ano o foco é a interdisciplinaridade. O objetivo é fazer o professor sair da zona de conforto e conversar com outros professores, outras disciplinas e trabalhar o coletivo de conteúdos, excluindo aquela forma de trabalhar isolada, com conteúdos fragmentados”, ressaltou.

Além de professores e orientadores do PNAIC, marcou presença no seminário a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper.

leia também