Notícias
Manifestação para mais policiais em Guabiruba
26 de novembro de 2015
No final da tarde de quarta-feira, 25 de novembro, estudantes, empresários, integrantes da comunidade e autoridades políticas participaram de manifestação na Praça Theodoro Debatin, Centro, reivindicando mais policiais militares e civis para Guabiruba. Com o slogan “Basta, Segurança Pública Já” a manifestação durou pouco mais de 40 minutos, momento em que, utilizando o sistema de som, autoridades políticas e empresários discorreram sobre a sensação de insegurança, com os constantes assaltos, arrombamentos e o crescimento do tráfico de drogas na região.
O presidente de Câmara Municipal, vereador Felipe Eilert dos Santos, que também é presidente do CONSEG, ao discursar para o público, ressaltou que em hipótese alguma o objetivo do protesto foi para criticar os policiais que atuam hoje no município. “O objetivo é unir esforços para sensibilizar o governo estadual, já que o município tem uma população de 22 mil habitantes e conta com dois policiais civis e oito militares”, completou Santos.
Para Luana Schumacher Vaz, presidente do Núcleo de Empresários e uma das idealizadoras e organizadoras do manifesto, o governo já havia sido procurado e informado no início do ano da situação vivida pelos guabirubenses, mas nada foi feito. “Outros municípios do mesmo porte como Herval do Oeste, possuem 60 policiais militares, enquanto Guabiruba só tem oito” comparou Luana, que lembrou que o município é um dos que mais repassa impostos para o estado na região.
O vereador Jaime Luiz Nuss, um dos parlamentares que incentivou a realização do manifesto em seus pronunciamentos na Câmara Municipal, apresentou sua indignação com relação à falta de policiamento militar e civil no município.
Além dos vereadores já citados também participaram do ato público, os vereadores Luciano Schlindwein, Cristiano Kormann, Nilton Rogério Kohler “Tindo”, Waldemiro Dalbosco, Valdeci Boiadeiro, Haliton Kormann e Osmar Vicentini, além de secretários municipais.
Abaixo-assinado
Durante o manifesto, circulou um abaixo-assinado que posteriormente será enviado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, e ao Governador Raimundo Colombo.
Segundo a organização o objetivo é reunir mil assinaturas, sendo que as folhas estarão à disposição no Núcleo de Empresários, CDL e Câmara Municipal para quem tiver interesse em assinar.
Créd. Hamilton Júnior/Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores