I Seminário aborda importância de enfrentar o Trabalho Infantil

19 de novembro de 2015

educação Notícias

O I Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil realizado em Guabiruba na quarta-feira, 18, teve a participação de integrantes da comunidade e de profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social. Realizado na Câmara de Vereadores, a abertura do evento contou com a apresentação de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

O seminário promovido pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego foi viabilizado pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI após dados do IBGE mostrarem que mais de 400 crianças estão nesta situação na cidade. Abordaram o tema o coordenador e pedagogo Leandro Alfarth e a psicóloga Eluana Frare, especialista em Psicologia Clinica Infanto-juvenil.

Para a secretária de Assistência Social, Habitação e Emprego de Guabiruba, Neide Luzeti Hort, o objetivo do encontro foi sensibilizar a rede de serviços públicos e a comunidade sobre tema. “Desde 1990 o Brasil assumiu oficialmente a existência do problema e declarou sua disposição de enfrentá-lo. Desde então, o Governo juntamente com trabalhadores, empregadores e sociedade civil vem desenvolvendo políticas públicas específicas para a prevenção e eliminação de trabalho infantil. Em Guabiruba, este seminário é uma das ações desenvolvidas nesse sentido”, ressaltou Neide.

Ela também antecipou que o II Seminário será realizado e irá abordar as estratégias para erradicar o trabalho infantil, aquele que expõe a criança ou adolescente de até 16 anos incompletos a rotina do trabalho, prejudicando a sua formação e saúde, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos.

Participaram do seminário ainda o vice-prefeito Valmir Zirke, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, Helena Cristina da Silva e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Andrea Sousa Soares de Oliveira.

leia também