I Seminário aborda importância de enfrentar o Trabalho Infantil

19 de novembro de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

O I Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil realizado em Guabiruba na quarta-feira, 18, teve a participação de integrantes da comunidade e de profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social. Realizado na Câmara de Vereadores, a abertura do evento contou com a apresentação de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

O seminário promovido pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego foi viabilizado pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI após dados do IBGE mostrarem que mais de 400 crianças estão nesta situação na cidade. Abordaram o tema o coordenador e pedagogo Leandro Alfarth e a psicóloga Eluana Frare, especialista em Psicologia Clinica Infanto-juvenil.

Para a secretária de Assistência Social, Habitação e Emprego de Guabiruba, Neide Luzeti Hort, o objetivo do encontro foi sensibilizar a rede de serviços públicos e a comunidade sobre tema. “Desde 1990 o Brasil assumiu oficialmente a existência do problema e declarou sua disposição de enfrentá-lo. Desde então, o Governo juntamente com trabalhadores, empregadores e sociedade civil vem desenvolvendo políticas públicas específicas para a prevenção e eliminação de trabalho infantil. Em Guabiruba, este seminário é uma das ações desenvolvidas nesse sentido”, ressaltou Neide.

Ela também antecipou que o II Seminário será realizado e irá abordar as estratégias para erradicar o trabalho infantil, aquele que expõe a criança ou adolescente de até 16 anos incompletos a rotina do trabalho, prejudicando a sua formação e saúde, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos.

Participaram do seminário ainda o vice-prefeito Valmir Zirke, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, Helena Cristina da Silva e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Andrea Sousa Soares de Oliveira.

leia também