Notícias
Guabiruba discute a Base Nacional Comum Curricular
17 de novembro de 2015
Depois de discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em reuniões na 16ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) com a participação de integrantes das cidades da região, que formam uma comissão, Guabiruba começa a intercambiar sobre a base para renovação e aprimoramento da educação básica com os professores da rede municipal de ensino. Inicialmente participaram os profissionais dos 1º, 2º e 3º anos e em dezembro um novo encontro terá a participação de todos os professores.
As contribuições de Guabiruba serão discutidas com a comissão, que tem entre os representantes a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Alfred Nagel Neto. “O documento está em fase de elaboração e será discutido com toda a sociedade, incluindo os professores. É preciso estabelecer qual currículo teremos para nossos professores e alunos. Por isso, é fundamental que se pense de forma solidária e coletiva”, pontua a secretária Edna.
A BNCC está prevista na Constituição Federal para o ensino fundamental e foi ampliada com o Plano Nacional de Educação para o ensino médio, cujo objetivo é determinar os conhecimentos essenciais aos estudantes de todo o país, de zero a 17 anos, nas quatro áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
De acordo com Edna, a unificação da Base Curricular traz qualidade ao ensino. “Sempre lutamos para melhorar a qualidade da educação no país. Então, esse é o momento de garantir o direito de aprendizagem, que é determinado na Constituição. E para construirmos a melhor Base possível, será necessária a participação de todos os que pensam na educação de nosso país. É a hora de ler, criticar, comentar, sugerir e propor”, destaca a secretária.
A Previsão é de que a Base Nacional Comum Curricular esteja pronta para entrar em vigor a partir do 2º semestre de 2016.