Nove câmeras de vigilância começam a funcionar no município

16 de novembro de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Geral do Procon Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Administração Diretoria de Compras e Licitações Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

As câmeras de segurança do Programa Bem te Vi instaladas no município começaram a transmitir as imagens de nove diferentes pontos da cidade para a central da Polícia Militar de Guabiruba na sexta-feira, 13. O objetivo do monitoramento é prevenir crimes e auxiliar a polícia nas investigações criminais.

Inicialmente as gravações serão acompanhadas pela PM de Guabiruba e mais tarde pela Central de Operações da Polícia Militar - Copom de Brusque. “Neste primeiro momento iremos monitorar da sala de videomonitoramento e estamos aguardando a conclusão da obra no 18º batalhão para que o monitoramento seja feito de lá 24 horas. Também estamos na expectativa da contratação pelo estado de agentes temporários”, afirmou o comandante da PM em Guabiruba, sargento Marciano Panca, destacando a importância das câmeras para ampliar a visão dos policiais, principalmente diante da realidade do baixo efetivo.

O prefeito Matias Kohler ressaltou que o convênio entre Prefeitura e Estado foi firmado em 2014 para melhorar a segurança pública na cidade. “Elas dão cobertura nas entradas, saídas e centro da cidade, o que facilita o acompanhamento pela polícia militar e as investigações da civil. Com certeza será um importante instrumento de trabalho para as polícias, pois um único agente conseguirá monitorar nove pontos diferentes da cidade”, pontuou Kohler.

O programa é uma parceria entre Governo do estado e Prefeitura Municipal de Guabiruba e faz alusão ao Bem-Te-Vi, pássaro que costuma fazer barulho quando presencia algo de anormal em seu território, e à etimologia das palavras que podem ter também sentido de vigilância, ao serem lidas “te vi bem”.

Confira os pontos em que as câmeras foram instaladas:

* São Pedro – próximo à entrada da rua Antônio Carminatti

* Pomerânia – antes do entroncamento com a rua Vereador Wilson Antônio Gums

* Centro: Praça Theodoro Debatin

* Centro: rua Brusque – próximo às agências bancárias

* Aymoré – encontro entre as ruas Prefeito Carlos Boos e Pedro Keller

*Lageado Baixo: Rotatória do bairro Lageado Baixo

* Centro: Rua 10 de Junho – no entroncamento com a rua José Dirschnabel

* Imigrantes – próximo ao portal

* Guabiruba Sul: no início da rua Nicolau Schaefer.

leia também