Comitiva oficial alemã firma parceria com universidade

4 de novembro de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE recebeu na quarta-feira, 4 de novembro, a visita da comitiva alemã de Baden. O grupo foi recepcionado no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, às 10 horas, pelo reitor Günther Lother Pertschy, pró-reitores e professores da instituição.

Inicialmente, a assessora de Relações Internacionais da UNIFEBE, Ana Paula Bonatelli, deu as boas-vindas aos visitantes. Em seguida, o administrador do Conselho Distrital de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, agradeceu pela recepção. “Parcerias entre Brasil e Alemanha são possíveis hoje porque há mais de 100 anos, imigrantes da nossa pátria vieram para esta terra. Somos unidos pelo passado, mas nosso objetivo é trabalhar pelo futuro”, destacou.

De acordo com ele, o principal projeto desenvolvido em parceria no momento, o “50 Parcerias Municipais para o Clima”, tem como foco o clima e o meio ambiente. A UNIFEBE é parceira do projeto disponibilizando profissionais e recursos. “Tenho três pessoas sob minha coordenação, que nos próximos dias terão muito trabalho em parceria com a UNIFEBE e a cidade de Brusque”, declarou.

Segundo o reitor, é um marco para a instituição realizar pesquisas em parceria com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (K.I.T.), um dos mais conceituados da Europa. “É motivo de grande orgulho, uma vez que unimos forças de nossos talentos humanos e diversos recursos necessários na busca de soluções para melhorar a vida das pessoas na sociedade. Nosso desejo é que a UNIFEBE se transforme no braço forte da K.I.T. no Brasil”, destacou.

Pertschy comentou sentir-se privilegiado, pois quando visitou familiares na cidade de Bruchsal, em 1988, não imaginava que no futuro firmaria acordo envolvendo as duas regiões, assim como acontece no Projeto “50 Parcerias Municipais para o Clima”. “Reafirmo que apoiaremos todas as iniciativas que surgirem em prol da nossa comunidade”, ressaltou.

Durante a visita, o coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Mecânica da UNIFEBE falou sobre as pesquisas realizadas pelo Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação – CTIF, bem como a infraestrutura do local. Por fim, a cientista do K.I.T. Danays Kunka, comentou sobre as pesquisas realizadas em parceria com a UNIFEBE.

leia também