Mais de 90 alemães em Guabiruba

2 de novembro de 2015

Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias

Os laços culturais entre Brasil e Alemanha foram estreitados ainda mais no domingo, 1º de novembro, em Guabiruba, em um dia repleto de atividades no complexo São Cristóvão, no bairro Aymoré. De manhã, uma missa foi celebrada em alemão com a presença do cardeal Dom Claudio Hummes, mais três padres da Alemanha e outros de Guabiruba. As canções ficaram por conta do Coral St. Sebastian Neuthard e do Coral Cristo Rei. 

Em seguida, um almoço foi servido e à tarde as atrações culturais embalaram o entrosamento entre os brasileiros e as três comitivas germânicas: 46 coralistas de Neuthard, 34 autoridades oficiais e 13 estudantes do Programa de Intercâmbio Brasil x Alemanha. Todos acompanharam as apresentações dos grupos Alle Tanzen Zusammen, Tutti Buona Gente, Alemão em Canto, Coral Cristo Rei, Coral St. Sebastian Neuthard, Das Lebenslied e Das Lebenslied Glockenchor. Se de manhã a emoção foi traduzida em lágrimas, à tarde foi em gargalhadas, conversas, danças e muita diversão.

Para o presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC, Valdir Riffel, os momentos do grupo na região estão sendo gratificantes, até porque a delegação oficial presente é a mais importante que veio para cá até agora nas áreas econômica, tecnológica e educacional.  “Essas parcerias iniciaram há 30 anos com pequenos passos. Hoje estamos dando passos de gigante. Nós temos uma cientista na delegação, a dra. Danays Kunka, do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe que só hoje atendeu umas seis pessoas com formação acadêmica que têm interesse em fazer um estágio no Instituto”, exemplificou.

Celebração da Amizade

Para o prefeito Matias Kohler, a integração entre as cidades é cada vez maior. “Essa aproximação é importante para as pessoas criarem novas perspectivas em relação a suas vidas e à comunidade como um todo”. “Muitos manifestaram que desconheciam este Brasil, pois ele é diferente de São Paulo, Rio de Janeiro, nordeste, pois temos uma cultura que vem da Alemanha e para eles foi uma grata satisfação encontrar isso aqui. Estamos celebrando a amizade”, pontuou Kohler.

A comitiva alemã manifestou a alegria e a acolhida do povo guabirubense e da região. Agradeceram a recepção e os momentos vividos. “Eu ainda não conheço muitas partes do Brasil, mas apesar disso posso falar para vocês que as pessoas mais simpáticas vivem em Guabiruba”, disse o administrador do Conselho Distrital do Distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, antes das apresentações culturais. “Estou me sentindo em casa”, complementou o prefeito de Karlsdorf-Neuthard, Sven Weigt.

O presidente da Sociedade Badense-Sulbrasileira, Egon Klefenz, manifestou sua satisfação em ver a parceria iniciada em 1988, estar gerando parcerias como as que estão sendo concretizadas nesta viagem, como a assinatura do convênio na área do clima entre o Distrito de Karlsruhe e Brusque, possibilidade de exportação de produtos têxteis para a Alemanha, entre outros. “Tenho muito orgulho de trazer comigo uma comitiva de alto nível e o mais importante é que somos amigos aqui chegando. Conversações econômicas, políticas são importantes, mas os pilares essenciais são as pessoas, os contatos pessoais”, ressaltou.

Nesta segunda-feira, Feriado de Finados, mais uma missa foi celebrada em alemão. Desta vez, presidida pelo padre Torsten Forneck, pároco de Karlsdorf na Igreja Igreja Matriz de Guabiruba.

leia também