Alemães vivem Guabiruba por um dia

29 de outubro de 2015

Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Guabiruba vive muito da Alemanha nas suas tradições e manifestações culturais, mas nesta quinta-feira, 29, foi a vez dos alemães viverem intensamente Guabiruba por um dia. E apesar das semelhanças entre a cidade e a região de Landkreis Karlsruhe, de onde vieram os onze estudantes e duas professoras do intercâmbio cultural Brasil x Alemanha, as diferenças foram sentidas por eles, que contemplaram a vista do Mirante de Santo Antônio, provaram o artesanal chope da Kiezen Ruw e a tradicional cachaça Atuaschnaps. Saborearam os chocolates caseiros São Nicolau e conheceram a Prefeitura de Guabiruba, onde foram recepcionados pelo prefeito Matias Kohler.

“Gosto do Brasil. Das pessoas, da natureza e do clima. Mesmo com a chuva, o clima daqui é melhor do que o da Alemanha. Gosto muito da comida”, fala Jana Kornher, 17 anos, que está hospedada na casa da guabirubense Luana Gums e participou da programação na cidade nesta quinta.  Jana conta que sua mãe é catarinense e foi para a Alemanha com 20 anos fazer um curso profissionalizante. Em seu primeiro dia lá conheceu seu pai e não mais retornou para o Brasil, apenas para visitar os familiares em Itapiranga. “Aqui as pessoas têm o coração aberto. Quero voltar com o meu namorado”, programa.

Sobre as principais diferenças entre as duas culturas, Jana diz que os brasileiros não são pontuais como os germânicos, mas a amiga Luana intervém, brincando que Jana não está com tanta sintonia com o relógio. A descontração e a amizade envolvem o grupo, formado por 13 alemães e 12 brasileiros, sendo dez estudantes e duas professoras: Rosana Paza, de inglês e de Brusque, e Keity Link Seifert, professora de alemão do município de Guabiruba.

Intercâmbio Cultural

Este é o segundo ano que Guabiruba participa do intercâmbio cultural Brasil x Alemanha, iniciativa da Prefeitura de Brusque e que hoje conta com a participação da Prefeitura de Guabiruba e Centro Universitário de Brusque – Unifebe. A professora Keity relata que os intercambistas têm entre 17 e 19 anos e estão hospedados em residências de famílias para ter maior contato com os costumes e as rotinas dos brasileiros.

Em junho deste ano, os estudantes daqui foram recepcionados na Alemanha. “Foi bem interessante, porque tivemos a oportunidade de conhecer outra cultura e agora de mostrar a nossa”, diz a estudante Maria Eduarda Mikiewicz Desplanches.

A comitiva desembarcou na região no dia 22 de outubro e permanece até segunda-feira, 2 de novembro, visitando além de Guabiruba e Brusque, Blumenau, Gaspar, Balneário Camboriú e Florianópolis. No domingo, o grupo participa da programação com os demais alemães no Salão São Cristóvão, bairro Aymoré.

leia também