Intercambistas alemães visitam a UNIFEBE

27 de outubro de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Um dia repleto de atividades e surpresas. Assim foi o dia dos intercambistas alemães participantes do intercâmbio cultural Brasil x Alemanha que visitaram o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE na segunda-feira, 28 de outubro. O intercambio cultural juvenil é promovido em parceria pela Prefeitura de Brusque, Prefeitura de Guabiruba e UNIFEBE.

Acompanhados pelos seus “irmãos” de Brusque e Guabiruba, os estudantes de Landkreis e Karlsruhe foram recepcionados na UNIFEBE pelo reitor Günther Lother Pertschy e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Heloisa Maria Wichern Zunino.

Os estudantes irão conhecer Guabiruba no dia 29. Na programação, visita à Prefeitura, ao Morro de São José e ao Alambique Atuaschnaps.

Atividades na universidade

No estúdio fotográfico do bloco C, os visitantes se divertiram e fizeram pose para as lentes da câmera do laboratório. A relações internacionais da UNIFEBE, Ana Paula Bonatelli, explica que o booking divertiu os alunos. “A sessão de fotos foi muito descontraída e as professoras responsáveis pela delegação de intercambistas elogiaram bastante a atividade”, conta.

Depois, a visita continuou no laboratório de Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo. No local, os alunos produziram e personalizaram porta-retratos. Durante a oficina, os alemães comentaram que gostaram da atividade, justamente por ser algo bem diferente do que estavam acostumados a fazer.

Para a intercambista Annika Terveen, a customização dos porta-retratos foi uma das atividades mais interessantes do dia. “Na Alemanha nós fazemos outros tipos de coisa, não estamos muito acostumados com trabalho manual. Nos divertimos bastante e eu gostei muito”, diz.

Filha de uma brasileira, a alemã Jana Kornherr considera o país como seu segundo lar. Embora já conhecesse o Brasil, vê-lo através da programação planejada para os intercambistas a surpreendeu. “Hoje foi muito bom, tudo aqui é diferente da Alemanha. O povo é diferente e os lugares também. Mas eu gosto do comportamento do brasileiro. Foi ótimo esse passeio”, afirma.

O encerramento terminou com um jantar italiano. Depois disso, o grupo foi presenteado com o porta-retratos customizado e uma foto do encontro.

Segundo Ana Paula, a visita dos alemães desperta a curiosidade de quem circula pelos espaços da universidade. “Quem passa pelos locais em que estamos realizando as atividades, fica curioso por ouvir uma língua estrangeira ou até mesmo pela própria maneira de ser das pessoas de culturas diferentes. Para as nossas acadêmicas que participam desse intercâmbio é uma experiência ímpar, pois em junho estiveram na Alemanha, hospedando-se na casa de uma família de lá, vivenciando a sua rotina e seus costumes. Agora, retribuem toda a hospitalidade e também mostram um pouco do que é nossa cultura e nossas tradições”, conta.

leia também