Notícias
Prefeitura adota mais medidas para cortar gastos
15 de outubro de 2015
Em um momento de queda brusca na arrecadação, a Prefeitura de Guabiruba adota novas medidas para buscar o equilíbrio entre receita e despesa. A diminuição de gastos envolve o corte de mais 20% nos salários de prefeito e vice e mais 10% na remuneração dos secretários, o que, somado ao corte feito em julho deste ano, representa uma redução total de 30% no salário de prefeito e vice e 20% na remuneração do secretariado.
Também está suspenso o pagamento de gratificações, exceto para diretores e secretários de escolas, que fica limitado ao máximo de 20%. Fica suspenso ainda o pagamento de férias, licenças, diárias (apenas ressarcimento de despesas) e horas extras, que deverão ser feitas somente em casos urgentes e expressamente autorizadas pelo secretário da pasta.
Novo horário de atendimento
Outra medida adotada envolve o expediente da Prefeitura, que passará a atender em horário excepcional de verão, com seis horas ininterruptas, das 12h às 18h. O expediente dos serviços considerados essenciais, como Secretarias de Educação e Saúde, não tem alteração, ou seja, o atendimento será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos manterá seu horário das 6h às 12h e a Fundação Cultural das 13h às 19h, devido ao horário dos cursos e oficinas, em sua maioria no período noturno.
O novo horário inicia na segunda-feira, 19, e será mantido até 21 de fevereiro de 2016, data em que encerra o horário de verão. A expectativa é economizar cerca de R$ 100 mil por mês.
Ponto Facultativo no dia do Servidor Público
Outra medida da administração municipal é em relação ao Dia do Funcionário Público, comemorado no dia 28 de outubro (quarta-feira). A folga será no dia 30, sexta-feira, por ser mais conveniente para o servidor público e para a administração. O ponto facultativo não inclui os servidores que trabalham com os serviços considerados essenciais e os funcionários lotados na Secretaria de Educação.
Também está definido o período de férias coletivas, que inicia no dia 21 de dezembro com retorno no dia 11 de janeiro de 2016.