Guabiruba atinge 89% da meta de vacinação contra o HPV

8 de outubro de 2015

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Das 410 meninas entre nove e 11 anos de idade que deverão receber a segunda dose da vacina contra a HPV, 365 estão imunizadas (89,02%). Mais de 200 foram vacinadas nas escolas da rede municipal de ensino durante a estratégia entre saúde e educação realizada entre março e setembro deste ano. A imunização continua na Policlínica.

A vacinação é uma medida de prevenção primária que proporciona maior proteção à infecção pelo HPV, sendo que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois, nessa idade, há maior produção de anticorpos contra o HPV que estão incluídos na vacina.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Ana Lucia Tolentino, responsável pelo Programa de Imunização de Guabiruba destaca a importância dos pais e responsáveis pelas adolescentes incentivem a vacina contra HPV. “Existem cerca de 150 tipos de HPV, que podem causar desde verrugas até cânceres. A vacina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do tipo quadrivalente - protege contra quatro tipos de HPV (6,11,16 e 18), ou seja, abrange os tipos responsáveis por câncer de colo de útero e daqueles responsáveis pelas verrugas genitais”, explica a enfermeira.

Cada adolescente deve tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda deverá ser administrada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. “A adolescente que iniciou o esquema o ano passado e não tomou a sua segunda dose, deve ir a Policlínica, para completar a dose faltante. Se a adolescente, entre 9 a 13 anos de idade, não iniciou o esquema poderá iniciar agora”, orienta Ana Lucia.

O que é o HPV

O HPV é altamente contagioso, sendo possível infectar-se com uma única exposição ao vírus. A transmissão ocorre por meio do contato direto com a pele ou mucosa infectada, na maioria das vezes, por meio da relação sexual desprotegida. No entanto, o vírus também pode ser transmitido através do contato com mãos, objetos, toalhas e roupas contaminadas. Pessoas infectadas podem não apresentar lesões visíveis e transmitir o HPV sem saber. Apesar da alta incidência, o câncer de colo de útero pode ser prevenido por meio da vacinação contra o HPV, do uso do preservativo nas relações sexuais e da realização do exame preventivo (Papanicolau).

Todas as informações no site http://prog.dive.sc.gov.br/hotsitehpv/.

Quantidade de imunizações nas escolas em setembro:

Data

Escola

Imunizadas

 

 

1ª dose

2ª dose

15/09

Escola Vadislau Schmidt

02

14

16/09

Escola Rosa Rudolf Nicoletti

02

05

16/09

Escola Edeltrudes Wippel Heil

01

06

17/09

Escola Carlos Maffezzolli

03

28

18/09

Escola Arthur Wippel

05

25

18/09

Escola João Jensen

02

15

21/09

Escola Germano Brandt

03

15

24/09

Escola Anna Othilia Schlindwein

00

33

25/09

Escola Cesário Régis

00

14

28/09

Escola Osvaldo Ludovico Fuckner

09

23

01 a 30/09

Policlínica

11

30

Total geral

38

208

leia também