Educando com a Horta Escolar

30 de setembro de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A educação se faz de várias formas, inclusive com a mão na terra, boné na cabeça e esforço em conjunto. Afinal, construir uma horta escolar necessita de várias pequenas ações. Um prepara o solo, outro escolhe as sementes, há quem semeia, quem rega, cultiva, enfim, são vários os passos até colher o alimento e levá-lo à mesa.

Essa prática que ensina a força do conjunto, que altera a relação dos alunos com o ambiente em que vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e com a comunidade, faz parte do Programa Educando com Hortas Escolares e Gastronomia, desenvolvido pela Administração Municipal de Guabiruba, por meio das Secretarias de Educação e Agricultura.

Depois de plantar e colher, os alimentos orgânicos vão para a merenda escolar, reforçando a proposta de educação alimentar e nutricional.  Conforme o nutricionista da Secretaria de Educação, Marcelo Bauer Carlini, a atividade propicia o desenvolvimento sustentável e melhora dos hábitos alimentares dos alunos envolvidos, bem como trabalha a questão da sustentabilidade do planeta e a valorização das relações entre os estudantes.

“Os professores das escolas contempladas podem trabalhar tanto dentro como fora da sala de aula assuntos relacionados com a horta escolar. Podem ser desenvolvidos temas como as partes e tipos de plantas, qual melhor método e solo para cultivo, alimentos orgânicos, compostagem, elaboração de textos, área e perímetro dos canteiros, entre outros”, explica o nutricionista.

Para a realização do projeto e capacitação dos profissionais e da comunidade, o município formou a equipe de multiplicadores, composta pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Epagri e pela a equipe de nutricionistas e de coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação.  

Atualmente, seis escolas participam do programa: Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli, Escola Reunida Municipal Cesário Regis, Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil, Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel, Escola Básica Municipal Professora Anna Othilia Schlindwein e Escola Municipal Professora Rosa Rudolf Nicoletti.

Mais informações pelo telefone 3350-5292 com a Secretaria Municipal de Educação.

leia também