Notícias
Educando com a Horta Escolar
30 de setembro de 2015
A educação se faz de várias formas, inclusive com a mão na terra, boné na cabeça e esforço em conjunto. Afinal, construir uma horta escolar necessita de várias pequenas ações. Um prepara o solo, outro escolhe as sementes, há quem semeia, quem rega, cultiva, enfim, são vários os passos até colher o alimento e levá-lo à mesa.
Essa prática que ensina a força do conjunto, que altera a relação dos alunos com o ambiente em que vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e com a comunidade, faz parte do Programa Educando com Hortas Escolares e Gastronomia, desenvolvido pela Administração Municipal de Guabiruba, por meio das Secretarias de Educação e Agricultura.
Depois de plantar e colher, os alimentos orgânicos vão para a merenda escolar, reforçando a proposta de educação alimentar e nutricional. Conforme o nutricionista da Secretaria de Educação, Marcelo Bauer Carlini, a atividade propicia o desenvolvimento sustentável e melhora dos hábitos alimentares dos alunos envolvidos, bem como trabalha a questão da sustentabilidade do planeta e a valorização das relações entre os estudantes.
“Os professores das escolas contempladas podem trabalhar tanto dentro como fora da sala de aula assuntos relacionados com a horta escolar. Podem ser desenvolvidos temas como as partes e tipos de plantas, qual melhor método e solo para cultivo, alimentos orgânicos, compostagem, elaboração de textos, área e perímetro dos canteiros, entre outros”, explica o nutricionista.
Para a realização do projeto e capacitação dos profissionais e da comunidade, o município formou a equipe de multiplicadores, composta pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Epagri e pela a equipe de nutricionistas e de coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação.
Atualmente, seis escolas participam do programa: Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli, Escola Reunida Municipal Cesário Regis, Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil, Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel, Escola Básica Municipal Professora Anna Othilia Schlindwein e Escola Municipal Professora Rosa Rudolf Nicoletti.
Mais informações pelo telefone 3350-5292 com a Secretaria Municipal de Educação.