Notícias
Amor e Guerra
22 de setembro de 2015
Abandono, esquecimento, solidão. Estas palavras perseguiam-me há infindáveis horas. Tinha apenas por companhia ratos e piolhos. Minha situação era desesperadora e aos poucos estava perdendo o ânimo e a esperança. Sentado em meu catre, observava a cela que me enclausurava. Paredes lisas, frias e sem vida transformavam-na em um sepulcro. Apenas um pequeno feixe de luz, que teimosamente conseguia passar por uma fenda semelhante a uma claraboia, iluminava a escuridão. Mais uma vez olhei a porta. Havia perdido a conta de quantas vezes atirara-me contra ela, tentando abri-la. Sempre em vão.
O trecho de abertura de Amor e Guerra, livro lançado pelo professor da rede municipal de ensino de Guabiruba Freddy Nagel, pseudônimo de Alfred Nagel Neto, oferece uma amostra do que o leitor encontrará nas 121 páginas que retratam a história de um jovem alemão, Alfred Otto Nagel, convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial pelo exército alemão.
Sua vida sofre uma profunda mudança com o início da guerra. Ele vê suas aspirações serem engolidas por um dos momentos mais trágicos da história da humanidade. A maior angústia é a distância que o separa de seus familiares e, em especial, de amada Ruth.
“Esta obra relata um pouco da sensibilidade do meu avô durante a guerra registrada em seu diário pessoal”, pontua o autor, nascido em Curitiba em 1969 e morador de Guabiruba desde 1976. Nagel é formado em Letras e pós-graduado em Novas Tecnologias na Educação e Coordenação Pedagógica. Há mais de 20 anos atua como professor e desde 2013 é o presidente do Conselho Municipal de Educação de Guabiruba.
O escritor conta que a obra retrata uma história de paixão e luta pela sobrevivência, ambientada em um período em que a humanidade caminhava para sua destruição, colocando os sentimentos de fraternidade em segundo plano. “A narrativa mostra a superação de um jovem convocado a servir o exército e o desejo de manter vivos seus ideais de compaixão e de amor. Ele busca a libertação das garras da opressão de um regime totalitário e inescrupuloso em uma época em que o preconceito e a intolerância mancharam toda uma nação, conduzindo-a a sua ruína”, fala Nagel, explicando que a obra é 90% baseada em fatos verídicos e 10% romanceada.
O livro foi lançado na semana passada na Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner, no bairro Lageado Baixo, onde o autor é professor e está na direção há 11 anos.
O livro pode ser adquirido nas lojas Só Festas no valor de R$ 25. Acesse o link da editora para conferir a entrevista completa com o autor: http://portaldoescritorscortecci.blogspot.com.br/2015/09/entrevista-com-freddy-nagel-autor-de.html .