Colegiado de Cultura da Ammvi comemora 50 encontros no município

17 de setembro de 2015

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias Procuradoria-Geral

Instituído em 2009, o Colegiado Municipais de Cultura da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) completou na terça-feira, 15, 50 reuniões ordinárias. Para marcar a data, os gestores municipais de Cultura se reuniram na Prefeitura de Guabiruba para tratar de assuntos pertinentes à área e em prol da integração das ações culturais no Médio Vale.

Em pauta, os membros abordaram orçamento para o próximo ano, inventário de bens culturais, Plano Municipal de Cultura, gestão e economia da cultura, programação de Natal, encontro regional de corais e oficinas aos multiplicadores culturais locais nas áreas de artesanato e dança.

Conforme o presidente do Colegiado e diretor de Cultura de Gaspar, José Gabriel Corrêa, o órgão tem a finalidade de analisar, orientar, fomentar, promover, articular e planejar ações relacionadas aos setores de Cultura dos municípios integrantes da Ammvi. “Nossas reuniões são mensais e itinerantes, pois em cada encontro somos recebidos por um município, que apresenta suas ações e potencialidades culturais”, relata Corrêa.

Pioneirismo

O Colegiado de Cultura da Ammvi lançou no último mês o Inventário Cultural do Vale Europeu Catarinense. Este sistema, em plataforma web, é pioneiro no país e congrega 665 bens culturais e espaços disponíveis para realização de espetáculos e apresentações culturais nos 14 municípios do Médio Vale do Itajaí.

As informações dos bens culturais foram catalogadas, analisadas e classificadas de maneira coerente e um sistema de banco de dados online desenvolvido especificamente para este projeto, para que possam ser utilizadas sob a ótica das diretrizes do Plano Nacional de Cultura e da otimização de espaços para fins culturais e turísticos.

Para o presidente da Ammvi e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, as informações levantadas no Inventário poderão subsidiar a elaboração de propostas de captação de recursos para projetos culturais e o fomento ao desenvolvimento cultural da região.

O Colegiado de Cultura da Ammvi é ainda referência para as demais Associações de Municípios por possuir orçamento e ações de forma consorciada e manter organização regional. As iniciativas do Colegiado são mensuradas e apresentadas aos prefeitos, como também planejado e executado anualmente um plano de trabalho.

Fonte: Assessoria da AMMVI

leia também