Teatro, Exposição e muita arte e cultura na III Mostra

27 de agosto de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

Cerca de 20 estandes montados no auditório do Salão Cristo Rei abrigam os trabalhos culturais dos estudantes da rede municipal de ensino, dos alunos da Fundação Cultural e dos artistas locais. Ao lado, um espaço ainda maior recebe os espectadores das peças de teatro, das contações de histórias e dos espetáculos preparados para a III Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba, aberta na quinta-feira, 27, e que segue até sábado, 29, encerrando com a peça teatral Arrox Cum Ovu, de Balneário Camboriú.

Com uma desenvoltura natural no palco durante a apresentação da peça Teatroria, ninguém arriscaria dizer que aquela era a primeira apresentação da aluna da Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt, Julia Araújo Breske, 10 anos. Ela interpretou Jurema, uma faxineira pra lá de divertida, na peça que recebia a intervenção da diretora para ser refeita. Ora mais rápida, ora mais dramática. E a cena se repetia arrancando gargalhadas do público. “O mais difícil é a hora de entrar no palco”, confidencia Julia.

Para o aluno da Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel, Otavio Minella Neto, 10 anos, o teatro foi o que mais chamou sua atenção na Mostra. “A gente sempre aprende mais do que já sabe”, afirmou ele, com os olhos fixos na peça.

A professora de artes, Aledusa Seibert, trabalhou com os alunos o movimento artístico denominado fovismo e com as obras da pintora e desenhista brasileira Tarsila do Amaral. Além de apresentar os trabalhos em sala de aula no formato de power point, os estudantes precisaram reproduzir por meio de uma manifestação cultural o trabalho da artista. O resultado foi exposto no evento.

“A Mostra proporciona a troca de experiências e aprendizado entre as escolas e um pouco da valorização das artes, além de incentivar os talentos dos alunos”, frisou a professora, destacando que a arte também pode ser considerada terapêutica.

A Mostra ocorre no Salão Cristo Rei, no Centro de Guabiruba nos dias 27 e 28 das 8h às 12h e das 13h às 22h e no dia 29 das 10h às 21h.

Confira a programação:

Mostra de Artes Visuais

Exposição de artistas locais;

Exposição de trabalhos artísticos escolares e de alunos da Fundação Cultural

Exposição Fotográfica

Dias 27 e 28: 8h às 12h, 13h às 22h

Dia 29: 10h às 20h

Mostra de Dança

Dia 27: 19h

Mostra de Música

Dia 28: 19h

Mostra de Teatro da Fundação Cultural

Peça: Teatroria

Dias 27 e 28

Sessões: 9h e 14h30

Feira de Livros

Flavia Livros

Dias 27 e 28 : 8h às 12h, 13h às 21h

Dia 29: 10h às 20h

Contação de Histórias 

Flavia Livros

Dias 27 e 28

Sessões: 10h e 15h30

Dia 29

Sessões: 10h30, 14h e 16h

Na Alma do Lápis

Exposição do artista Sérgio Edvaldo

Desenho de luz e sombra e produção a grafite

Bate papo com o artista

Teatro Arrox Cum Ovu

Dia 29 às 20h15

Elenco: Potyra Najara e Bruna Frohener

Direção: Julio Batschauer

Classificação: 10 anos

Duração: 1h10min

Produção: NOVA Cia. de Teatro

leia também