Pneus usados viram Parque para as crianças no bairro São Pedro

18 de agosto de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A união de professores, estudantes, pais e comunidade do bairro São Pedro fez a força que a Escola de Educação Infantil São Pedro precisava para transformar pneus usados em um parque para as crianças da creche. A ideia surgiu da direção do educandário e se fortaleceu com aceitação dos pais, que abraçaram o projeto e no sábado, 15, passaram a tarde transformando material inutilizado em horta, balanços, gangorras, túnel, almofada, entre outros brinquedos do Parque de Pneus.

Um mutirão de pessoas se concentrou nas imediações da escola por volta das 13h30 e enquanto alguns pintavam pneus, outros construíam a horta. Teve quem plantou a grama para o campinho de futebol, quem pintou a casinha de bonecas e aqueles que ficaram de olho nas crianças, responsáveis pela verdadeira festa durante o trabalho envolvendo a comunidade do bairro São Pedro.

“O sábado foi de muito trabalho, mas também de muita alegria. Foi muito gratificante ver o empenho das famílias, dos professores, da APP, funcionários. Todos engajados no trabalho”, enaltece a diretora da escola, Gabriela Heil. Ela conta que tiveram professores que pintaram pneus em casa e alguns pais foram montando os brinquedos durante a semana. Um pai, proprietário de uma empresa de pneus, doou a maioria dos pneus inutilizados. Outros colaboraram com as tintas. A administração municipal colaborou com as mudas para serem plantadas na horta, a areia, cimento, adubo, transporte e o preparo do terreno.

O trabalho visou ainda a sustentabilidade e o fortalecimento de laços entre a família e a escola. “Um pneu leva cerca de 600 anos para se decompor. Então, trabalhamos a questão ambiental, o vínculo com a família e o próprio espaço para as crianças. Hoje elas não queriam ficar na sala, só queriam ficar no Parque que o pai e a mãe ajudaram a fazer”, comenta Gabriela, agradecendo todos que auxiliaram no projeto.

leia também