Próximo sábado é Dia D (e) atualizar a caderneta de vacinação

11 de agosto de 2015

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza de 15 a 31 de agosto as Campanhas Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta. O Dia D da campanha será no sábado, 15, momento em que os adultos também poderão imunizar-se contra as hepatites virais. Os guabirubenses devem procurar a Unidade Básica de Saúde do Centro, em frente à Policlínica, das 8h às 17h, com a caderneta de vacinação.

A vacina contra a Poliomelite é destinada as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Conforme a secretária de Saúde de Guabiruba, Patrícia Heiderscheidt, a meta é imunizar 95% das 1.339 crianças que compõem o público alvo. “Nos anos anteriores a campanha ocorria em duas etapas. Neste ano, o Ministério da Saúde recomendou que fosse feita em etapa única”, explica.

A vacina oral, mais conhecida como “as gotinhas”, contra a poliomielite é utilizada em campanhas com o objetivo de alcançar a erradicação mundial da pólio. É uma vacina segura que, na rotina, complementa o esquema iniciado com duas doses da vacina inativada contra a poliomielite.

Já o grupo alvo para a campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal são as crianças menores de cinco anos de idade. “O objetivo desta campanha é deixar a caderneta de vacinação da criança em dia, de acordo com o que preconiza o Programa Nacional de Imunizações”, esclarece Patrícia.

Quem não conseguir passar na Unidade Básica de Saúde neste sábado deverá procurar a Policlínica durante a semana, das 7h às 19h, para garantir a imunização. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde pelo telefone 3354 – 2313.

leia também