Município implanta Programa de Controle ao Tabagismo

5 de agosto de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

O cheiro de cigarro na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde do bairro Guabiruba Sul na tarde de quarta-feira, 5, só era menor do que a vontade de 14 fumantes de largar o vício. Sentados em círculo, cada um sabia a dificuldade em combater a dependência química e manter viva a motivação que os levou até ali: filhos, preocupação com a saúde, odor, trabalho, economia. Diferentes causas, mas igual anseio. O de parar de fumar.

Acompanhado da enfermeira da Secretaria de Saúde Keitty Moraes Borges e da psicóloga Gabriele Dahmer Otero, o grupo confirmou ser a vontade de parar o ponto de partida, e que sua determinação é responsável pelo sucesso do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), viabilizado em Guabiruba pela administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

O programa atende fumantes de toda a cidade e será levado para os demais postos para facilitar a participação dos usuários. Cada curso tem duração de quatro semanas e posteriormente são realizados encontros de manutenção. No mês de setembro, ele inicia na UBS do Centro.

A enfermeira responsável pela unidade do bairro Guabiruba Sul afirma que uma equipe médica faz a avaliação de cada integrante do grupo e alguns recursos são utilizados para auxiliar os participantes, como adesivos, gomas de mascar de nicotina e medicamentos. “A partir de uma avaliação médica é definido o que cada um pode usar, mas o ingrediente principal deste curso é a motivação”, explica Keitty.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa evitável de morte. Os malefícios do uso de derivados do tabaco vão desde câncer de pulmão e de outros cânceres, além de enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral, envelhecimento prematuro da pele, entre outros. Na gestante, diminui o oxigênio que chega ao bebê, trazendo problemas ao seu desenvolvimento.

Segundo a enfermeira, é considerado ex-fumante o usuário que ficar um ano longe de cigarros. Ela também reforça o convite aos interessados em participar do curso, que devem ligar para o telefone 47 3354-1022.

leia também