Mais qualificação para os mestres do saber

23 de julho de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A Prefeitura Municipal de Guabiruba, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Centro Universitário de Brusque – Unifebe proporciona nesta quinta e sexta-feira aos aproximadamente 300 educadores da rede municipal de ensino guabirubense uma Formação Continuada na Sociedade Recreativa Bandeirante, no campus Santa Terezinha da Unifebe e na Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba. O objetivo é promover a discussão teórica sobre a docência e a reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O curso tem duração de 16 horas.

A abertura da capacitação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 23, na Sociedade Recreativa Bandeirante, e contou com a participação do prefeito Matias Kohler, reitor Günther Lother Pertschy, secretária de Educação Edna Maria da Silva Jasper, pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, coordenadora do curso de Pedagogia, Marcilene Popper Gomes e a primeira palestrante da capacitação Leda Scheibe.

Na ocasião, o prefeito Matias destacou a força do trabalho realizado em conjunto, em equipe. “A boa educação não se faz com um bom diretor, um bom professor, um bom aluno ou com um bom prefeito ou um bom secretário de educação, isoladamente. Se faz com a união de todos os envolvidos. Esse engajamento fará com que tenhamos ainda mais resultados na educação”, declarou, destacando a importância da capacitação continuada para os educadores.

O reitor da Unifebe enalteceu a iniciativa da administração municipal em proporcionar aos educadores uma oportunidade de trocar experiências, questionar e somar conhecimentos. “A nossa pretensão é ter uma escola para docentes para suprir a nossa necessidade interna e para auxiliarmos na capacitação de professores de toda a região. E nesse momento nos sentimos orgulhosos em poder colaborar com a formação dos docentes da rede pública de Guabiruba”, pontuou Günther Lother Pertschy.

Formação Continuada é tradição em Guabiruba

Todo recesso escolar conta com uma capacitação para os professores. A secretária de Educação Edna Maria da Silva Jasper afirma que este é um direito do educador, um dever da administração municipal e que a secretaria busca aprofundar e aprimorar essas capacitações com profissionais renomados, sendo que neste ano a formação continuada conta também com palestras de professores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Nesta quinta-feira, as palestras abordaram temas gerais, como Educação Contemporânea: Comprometimento e Valorização, Professor x Profissão: Desafios Atuais, Vida de Aluno e Preparação para a Vida e Parceria Família x Escola: Desafios e Possibilidades.

Amanhã a capacitação será composta por oficinas. Nos anos iniciais, as oficinas abordam contação de histórias e o planejamento entre dilemas e necessidades. Os educadores dos anos finais, de disciplinas específicas, monitores de informática e cuidadores escolares irão trabalhar com a iniciação científica na Educação Básica e com a educação inclusiva.

leia também