Guabiruba participa de Ciclo de Palestras Estratégicas de SC

15 de julho de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Coordenadoria Geral do Procon Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Compras e Licitações Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

O prefeito Matias Kohler e o vice Valmir Zirke juntamente com secretários, diretores e assessores estão participando do Ciclo de Palestras Estratégicas de Santa Catarina realizado às segundas-feiras à noite no auditório do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, campus Santa Terezinha. Iniciado no dia 13, o evento segue nos dias 20 e 27 de julho, e no dia 10 de agosto abordando seis eixos: Saúde, Educação, Segurança Pública, Energia, Fazenda e Mobilidade Urbana, sendo duas temáticas abordadas por noite, com palestras seguidas de debates. Para o encerramento do Ciclo, está prevista a participação do Governador do Estado, Raimundo Colombo.

A primeira noite do evento contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas e abordou o Desenvolvimento Econômico e Sustentável e a Defesa Civil. Para o prefeito de Guabiruba, o convite para o Ciclo foi feito pela SDR de Brusque e está sendo um importante momento para os municípios conhecerem mais sobre as ações do Governo do Estado. “É uma oportunidade de aproximação entre o Poder Estadual e os Municípios que traz informações de serviços do estado muitas vezes não conhecidas pelos municípios”, avaliou Matias Kohler.

Temáticas

O diretor de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Jean Carlo Vogel fez a primeira palestra da noite. Na oportunidade, Vogel falou sobre os Centros de Inovação que serão implantados no Estado e que totalizam 13 polos de Inovação em Santa Catarina. A ideia, segundo ele, foi mostrar um pouco mais sobre o conceito dos Centros de Inovação de modo geral. “O processo que está sendo desenvolvido agora, paralelo às construções, é trabalhar na capacitação, no desenvolvimento de softwares, e em como esses Centros irão funcionar. E para isso, precisamos da tríplice hélice: das empresas, da academia e do Governo, funcionando de forma coordenada e conjunta”, declarou.

Segundo o diretor, atualmente seis centros estão em construção no Estado, sendo dois com obras iniciadas e os demais em fase de projetos. Sobre o Centro de Brusque, Voguel esclareceu que em breve deverá ser dada a continuidade ao andamento do projeto, após o retorno da viagem do secretário da pasta, Carlos Chiodini. “Ele e o Governador do Estado, Raimundo Colombo, deverão alinhar esta decisão. Os recursos estão garantidos, o comitê está formado e passando por capacitações, assim como o processo de construção de software também está sendo desenvolvido”, completou.

Defesa Civil

A segunda parte do evento teve como temática a Defesa Civil, momento em que o secretário de Estado da pasta, Milton Hobus, apresentou algumas obras da Defesa Civil do Estado, como a barragem de Taió, projetos de mini-barragens no Alto Vale, e da Barragem de Botuverá, que atualmente aguarda a liberação de licenças ambientais.

“Esta obra é fundamental para a cidade e região de Brusque e irá auxiliar também Itajaí. Ela fará o trabalho de proteção, vai permitir que os municípios da região possam usar essa água de boa qualidade, e também irá evitar a falta de água em alguns períodos, sem contar na geração de energia elétrica”, frisou.

Hobbus também falou sobre uma das principais missões da Defesa Civil do Estado, que é a de desenvolver um modelo de proteção civil em face dos grandes desastres, que Santa Catarina convive há décadas.

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da SDR/Brusque

leia também