Notícias
Trilhas, palestras e conscientização no mês do Meio Ambiente
25 de junho de 2015
Embora o potencial ambiental de Guabiruba esteja visível por todos os lados e o município avance na prática da preservação da Natureza, nunca é demais despertar e reforçar a conscientização ambiental, principalmente nas crianças. Por isso, o município realizou em junho diversas ações envolvendo os alunos para marcar a passagem do mês do meio ambiente. Distribuição de mudas, palestras e trilhas ecológicas foram algumas das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e a entidade Puma Ecoturismo e Aventura.
As palestras com os estudantes ficaram por conta da bióloga do Instituto Caeté-Açú, de Blumenau, Cintia Gruener, que integra o grupo do projeto Carnívoros desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros – CENAP, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, autarquia federal. Segundo ela, é extremamente importante a conscientização ambiental, principalmente das crianças. “Elas precisam saber que vivem em um meio ambiente com extrema qualidade, que às vezes a gente não percebe”, pontua a bióloga, acrescentando que as crianças se surpreenderam com a existência de pumas próximo das suas casas.
A bióloga destaca a importância de trabalhar com as crianças para fortalecer a mudança de cultura da caça, trazida para a região pelos colonizadores. “A caça está levando a extinção de várias espécies, como a puma. Temos a pior população de pumas do país justamente pelo efeito da caça. E está na hora dessa mudança acontecer e eu vejo essa possibilidade nas crianças, conscientizando-as de que a caça é um crime ambiental severo que leva as nossas florestas a ficarem vazias”, declara Cintia.
As trilhas por Guabiruba também estiveram na programação. “Muitos não conhecem as belezas naturais da cidade”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Bruna Eli Ebele. Segundo ela, as atividades foram realizadas neste ano e serão mantidas para os próximos. “Realizamos caminhadas ecológicas até as Minas de Ouro abandonadas no Lageado, distribuímos mudas de plantas nativas e as crianças compreenderam mais sobre a importância de preservar o meio ambiente”, avalia a secretária.