Trilhas, palestras e conscientização no mês do Meio Ambiente

25 de junho de 2015

Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Embora o potencial ambiental de Guabiruba esteja visível por todos os lados e o município avance na prática da preservação da Natureza, nunca é demais despertar e reforçar a conscientização ambiental, principalmente nas crianças. Por isso, o município realizou em junho diversas ações envolvendo os alunos para marcar a passagem do mês do meio ambiente. Distribuição de mudas, palestras e trilhas ecológicas foram algumas das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e a entidade Puma Ecoturismo e Aventura.

As palestras com os estudantes ficaram por conta da bióloga do Instituto Caeté-Açú, de Blumenau, Cintia Gruener, que integra o grupo do projeto Carnívoros desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros – CENAP, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, autarquia federal. Segundo ela, é extremamente importante a conscientização ambiental, principalmente das crianças. “Elas precisam saber que vivem em um meio ambiente com extrema qualidade, que às vezes a gente não percebe”, pontua a bióloga, acrescentando que as crianças se surpreenderam com a existência de pumas próximo das suas casas.

A bióloga destaca a importância de trabalhar com as crianças para fortalecer a mudança de cultura da caça, trazida para a região pelos colonizadores. “A caça está levando a extinção de várias espécies, como a puma. Temos a pior população de pumas do país justamente pelo efeito da caça. E está na hora dessa mudança acontecer e eu vejo essa possibilidade nas crianças, conscientizando-as de que a caça é um crime ambiental severo que leva as nossas florestas a ficarem vazias”, declara Cintia.

As trilhas por Guabiruba também estiveram na programação. “Muitos não conhecem as belezas naturais da cidade”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Bruna Eli Ebele. Segundo ela, as atividades foram realizadas neste ano e serão mantidas para os próximos. “Realizamos caminhadas ecológicas até as Minas de Ouro abandonadas no Lageado, distribuímos mudas de plantas nativas e as crianças compreenderam mais sobre a importância de preservar o meio ambiente”, avalia a secretária.

leia também