Guabiruba preside conselho estadual de trânsito

15 de junho de 2015

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Guabiruba preside o Conselho de Órgãos Municipais Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito – COMITRA por meio do coordenador da GBTRAN, Paulo Rodrigo Sestrem, reconduzido ao cargo por mais um ano. A eleição da nova diretoria ocorreu na quinta-feira, 11, na cidade de Lages. Como vice-presidente ficou Ewerson Luiz Gama de Itajaí; primeiro suplente Diego Silva de Oliveira de Lages e segundo suplente, Eduardo Bartniak Filho de Joinville, que foi representado por Cristiane Poffo.

O COMITRA é um órgão ligado à Federação Catarinense de Municípios - FECAM e acompanha as tratativas referentes ao trânsito no Estado. Na reunião de quinta-feira, o primeiro assunto de convênios foi sobre a prestação de contas da proposta encaminhada à Secretaria de Estado de Segurança Pública, que dispõe sobre o novo marco regulatório dos convênios de trânsito em Santa Catarina. Foi discutido ainda o veto do governador Raimundo Colombo ao Projeto de Lei que dispõe sobre a carreira dos Agentes de Trânsito e o Projeto de Lei que trata da unificação de competências de fiscalização de trânsito.

De acordo com Sestrem, o Conselho pleiteia junto ao Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, o acesso ao banco de dados do RENAVAN, com objetivo de desenvolver um Sistema de Gestão Municipal do Trânsito por meio do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA.

Em Brasília, também reivindicam a Câmara Temática do Contran a extensão da Resolução nº 471/2013, que versa sobre a possibilidade da fiscalização de trânsito por meio do sistema de videomonitoramento. No entanto, apenas em estradas e rodovias.

O pedido é para que os municípios possam também se utilizar dessa tecnologia para a fiscalização de trânsito em vias municipais, uma vez que existem aproximadamente 30 centrais de monitoramento no estado que podem ser utilizadas além da segurança pública.

leia também