Emoção marca entrega da Praça Senador Luiz Henrique da Silveira

15 de junho de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Geral do Procon Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura

Foi com uma cerimônia envolvida pela emoção que a Praça Senador Luiz Henrique da Silveira foi oficialmente entregue à comunidade na manhã de sábado, 13, no bairro Guabiruba Sul, em Guabiruba. Mesmo com a chuva sem dar trégua, muitas pessoas acompanharam a inauguração e se emocionaram com as homenagens ao senador que, apesar de ter falecido há pouco mais de um mês, permanecerá vivo pela herança deixada no cenário político catarinense e do Brasil.

Além de inúmeros cidadãos e autoridades, o encontro contou com a presença de familiares de Luiz Henrique, sendo a mensagem do seu filho, Claudio Appel da Silveira, carregada de emoção e gratidão.  “Ele não era um ator ou cantor famoso, nem tampouco um jogador de futebol. Ele era um político apaixonado pelo que fazia. Apaixonado pela sua cidade, estado, país e pela sua família”, disse Claudio durante a cerimônia. “Uma das frases que ele sempre dizia era: meu filho, você pode brigar com qualquer um, mas nunca brigues com a sua consciência. E assim ele era”, complementou ele, reforçando que se o seu pai estivesse ali naquele momento, terminaria seu discurso dizendo: Viva Guabiruba. Viva Santa Catarina.

A Homenagem

O prefeito Matias Kohler lembrou que a inauguração integrou a programação de aniversário dos 53 anos de Guabiruba e que o espaço vai propiciar a convivência, a recreação, o lazer e acima de tudo mais qualidade de vida para os usuários, ainda mais por ficar perto de um complexo que abrange escola, Unidade Básica de Saúde e o Clube Olaria.

Em relação à homenagem a Luiz Henrique, o prefeito lembrou que a mesma teve a indicação dos vereadores Felipe Eilert dos Santos (PT), Cristiano Kormann (PP) e Luciano Schlindwein (PP) e foi justa, uma vez que Luiz Henrique enquanto governador, senador e deputado esteve presente no município em muitas ocasiões.

Sobre a rivalidade histórica entre PP e PMDB na cidade, o prefeito reforçou que a homenagem é ao homem público e que o fato dele não pertencer a seu partido, não torna suas ações menos importantes. “O Luiz Henrique foi uma estrela dentro do mundo político no sentido de brilhar para todos. De tratar todos de forma igualitária. De buscar alianças nos mais diversos segmentos, de respeitar as diferenças. E isso lhe rendeu a nossa homenagem. A rivalidade política não nos impede de reconhecer quem foi importante na construção da nossa história”, pontuou Matias.

Autoridades presentes

Também enalteceram a importância da praça e da homenagem o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Eilert dos Santos e o secretário de Desenvolvimento Regional, Ewaldo Ristow Filho.

A cerimônia contou ainda com a presença do vice-prefeito Valmir Zirke, da esposa de Luiz Henrique, Ivete Appel da Silveira e a filha Fabiana, o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, vereadores Luciano Schlindwein, Cristiano Kormann, Haliton Kormann, Jaime Nuss e Osmar Vicentini. O senador Dalirio Beber foi representado pela sua assessora Letícia Schlindwein e justificou sua ausência e enalteceu o momento por meio de uma carta, a qual foi lida durante o evento.

Muito emocionada, principalmente durante a fala do filho e no descerramento do busto de Luiz Henrique, Ivete destacou o orgulho da família em relação a ele. “Tivemos belíssimas homenagens, inclusive os senadores me falaram para que eu escolhesse um bibliógrafo para que sua biografia fosse inserida na coleção dos grandes vultos da política brasileira. Nenhum catarinense está nesta coleção e então para a família e para todos os catarinenses é um orgulho”, disse, parabenizando Guabiruba pelos seus 53 anos.

leia também