Abastecimento de água em Guabiruba é gradativamente retomado

12 de junho de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A CASAN retomou por volta de meia noite de ontem (quinta-feira, 11/6) a produção de água para abastecimento da cidade de Guabituba, no Médio Vale do Itajaí. O sistema está sendo recuperado gradativamente e a normalização completa deve ocorrer nas próximas 24 horas.

O abastecimento foi interrompido por volta de meia noite de quarta-feira, assim que o operador da estação de tratamento observou alteração na água captada do Rio Guabiruba Sul, que apresentava uma coloração avermelhada.

Amostras foram coletadas e serão analisadas em laboratório da CASAN e também do CTQ, laboratório de São Paulo acreditado pelo INMETRO que realiza testes para identificação de agrotóxicos e metais pesados, entre outras substâncias.

De acordo com o chefe da Agência de Guabiruba, Paulo Proust, desde 16 horas de ontem a água do rio Guabiruba sul, onde a CASAN tem a captação, voltou à coloração normal.

“Religamos a ETA a partir da meia noite, lavando os filtros e descartando a água até que fosse possível novamente tratar com qualidade para abastecer a população”, explica Paulo.

Profissionais da agência local da CASAN e da Superintendência Regional de Negócios da Região Metropolitana, que foram deslocados para Guabiruba, buscaram identificar o ponto de descarte do poluente, porém o difícil acesso dentro da mata impediu a localização. 

A CASAN acionou a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guabiruba e a Polícia Ambiental de Blumenau para identificação dos responsáveis pela contaminação.

A Empresa dispõe do telefone de discagem gratuita 0800.643.0195 para informações e solicitações de serviços, além do chat que pode ser acessado na página da empresa internet no endereço www.casan.com.br .

Em relação as aulas, elas permanecem suspensas nesta sexta-feira, 12, na rede municipal e estadual de ensino e voltam ao normal a partir de segunda-feira, dia 15.

leia também