Casan alerta população para economizar água. Aulas suspensas no dia 12

11 de junho de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A Companhia Catarinense de Água e Saneamento Básico – Casan alerta a população de Guabiruba para racionalizar o consumo de água, uma vez que o tratamento foi interrompido na madrugada de hoje, 11, depois de a água do rio do bairro Guabiruba Sul obter coloração laranja. Desde cedo, a Casan e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tentam localizar o ponto do rio em que o poluente foi lançado, mas até o momento não obtiveram sucesso.

O engenheiro químico da Casan, José Luciano Soares, explica que a interrupção no tratamento foi necessária uma vez que a turbidez da água está cinco vezes maior que o normal. “O normal é a turbidez estar em 50 e estamos com a turbidez em 250”, afirma o engenheiro. “Até que o rio não diluir esse poluente, a Casan não fará o tratamento da água. É uma questão de saúde pública”, informa.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Bruna Eli Ebele, amostras da água foram coletadas para que se verifique se o poluente é realmente nocivo. “A Polícia Militar Ambiental também foi acionada para auxiliar nas buscas e identificar o motivo e local da contaminação. Estamos tomando todas as providências para minimizar os impactos ambientais, inclusive avisamos o Samae de Brusque, pois essa água vai até lá”, afirma Bruna.

Em alguns pontos da cidade, já falta água. Por isso, as aulas nas redes municipal e estadual de ensino (Professor Carlos Maffezzolli, Professor João Boos e APAE) estão canceladas nesta sexta-feira, 12 de junho.

Mais informações sobre a falta de água pelo telefone 3354-0411 (Casan) e sobre as aulas pelo telefone 3350-5292 (Secretaria de Educação).

leia também