Guabiruba completa 53 anos com diversidade cultural

1 de junho de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Coordenadoria do Procon Coordenadoria Geral do Procon Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Administração Diretoria de Agricultura Diretoria de Compras e Licitações Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Diferentes aspectos culturais de Guabiruba estão inseridos na Programação de Aniversário dos 53 anos do município. O tradicional Rock na Praça terá a participação da Banda Legião Urbana Cover, de Curitiba, além das bandas locais selecionadas para o evento: Rock Burns, Living Like Puppets e Morenas Azuis.

As bandas irão comandar o show a partir das 18 horas na Praça Theodoro Debatin, Centro. Cada uma terá 25 minutos de apresentação, somando aproximadamente seis músicas. Segundo o superintendente da Fundação Cultural, Gilmar José Celva, o objetivo do evento é apresentar e estimular o trabalho das bandas locais, além de incentivar a cultura na cidade. “Muitas vezes essas bandas não têm a oportunidade de mostrar seu trabalho. Assim, elas podem se apresentar em um bom palco, com um bom som e para um bom público”, argumenta.

Durante o Rock na Praça será comercializado lanche e bebida. “Sempre pensamos em mais atrações, já que recebemos muitas famílias, jovens e adolescentes. Será um dia de boa música para todos”, antecipa o superintendente.

Diversidade

A programação cultural em comemoração ao aniversário de Guabiruba não para por aí. Até o fim de julho serão realizadas sessões de cinema, exposições, desfiles, apresentações e diversas atrações durante a 3ª Festa da Integração.

No dia 1° e 2 de julho ocorre o Circuito de Cinema Infantil com filmes nacionais no Salão Cristo Rei. O objetivo, além de apresentar as obras é promover o debate e a reflexão sobre os filmes apresentados. “As sessões são abertas a quem tiver o interesse, mas nós convidamos todas as escolas para participarem, especialmente por causa da discussão sobre os filmes assistidos”, explica Celva.

Durante a 3ª Festa da Integração, no sábado, 6 de junho, haverá apresentação cultural de folclore gaúcho a partir das 19h30. No dia 7, a banda típica alemã “Das Lebenslied”, formada por estudantes, apresenta-se a partir das 12h30.

Outra demonstração cultural será apresentada no desfile alegórico do domingo, a partir das 9 horas, com saída das imediações da Prefeitura em direção ao Pavilhão São Cristóvão. “Várias representações culturais serão mostradas, como vestimentas, costumes, etc. É um lado cultural bem forte da festa e da tradição do povo de Guabiruba”, conta o superintendente.

A 3ª Festa da Integração ocorre nos dias 5, 6 e 7 de junho no pavilhão São Cristóvão, Aymoré.