Mais saúde na Programação de Aniversário de Guabiruba

25 de maio de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

As guabirubenses Adelaide (58) e Charlene Schaefer (30), mãe e filha, sabem muito bem a importância de manter em dia a prevenção contra doenças. Afinal, foi através de um diagnóstico rápido de suspeita de câncer de colo de útero que Charlene conseguiu lutar contra a evolução do quadro. “Comecei o tratamento assim que soube e deu tudo certo. Todo mundo deveria se prevenir, sem saúde não somos nada”, diz.

Por esse e outros motivos, as duas estão mais do que satisfeitas com as ações de saúde que integram a Programação de Aniversário dos 53 anos de Guabiruba. Além das campanhas de conscientização, inauguração e ampliação de unidades básicas de saúde e cursos, uma grande campanha de Combate ao Câncer de Colo Uterino será realizada de 15 a 19 de junho.

Durante a campanha, as agentes de saúde farão contato com todas as mulheres do município para o agendamento do exame preventivo nas unidades de saúde. Segundo a secretária de Saúde, Patrícia Heiderscheidt, apenas 20% das mulheres faz a prevenção anual atualmente. “Mesmo oferendo exames de rotina, esse número ainda é muito baixo. Não atingimos o ideal, então, a campanha é para intensificar a prevenção. O foco da saúde é esse, trabalhar antes de acontecer e não esperar para depois”, explica.

Dona Adelaide acredita que esta é uma boa forma de incentivar a conscientização. “Muita gente não sabe da importância e não faz por falta de informação. Ou até marca e depois esquece. Desse jeito, é um ganho em saúde para todos nós”, afirma.

Curso de Gestantes

Iniciado no dia 18 de maio, o curso segue até o fim do mês trazendo diferentes temáticas relacionadas ao universo das futuras mamães. Quem ama cuida antes mesmo de conhecer, por isso o curso tem o objetivo de orientar as gestantes sobre as mudanças vivenciadas durante a gravidez e a preparação para a maternidade.

“Os encontros foram divididos em áreas, com profissionais diferentes, para que as mães tivessem um momento só para elas. Nem sempre é possível tirar essas angústias e esclarecer todas as dúvidas no pré-natal com o médico”, conta a fonoaudióloga Cristiane Monestel, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

O curso de gestantes continua nos dias 27 e 28 de maio no Salão Nobre da Prefeitura, oferecido gratuitamente.

 

II Semana Municipal de Saúde Bucal

De 22 a 26 de junho, serão realizadas atividades de prevenção à saúde bucal nas escolas municipais de Guabiruba, com o apoio do Serviço Social do Comércio - SESC. Segundo a enfermeira Ana Luiza Erthal Scharf, coordenadora da Atenção Básica, a ênfase será para o trabalho de promoção e educação em saúde.

As ações serão desenvolvidas nas escolas com o auxílio do dentista da UBS daquela região. “Serão ações para aquisição de hábitos de higiene, para a prevenção de doenças da boca. As atividades serão adequadas de acordo com a idade dos estudantes da escola”, explica. Ao término do evento, os estudantes receberão um kit para a higiene bucal.

Inaugurações

Ainda marcando o cronograma festivo, foi inaugurada a ampliação da Unidade Básica de Saúde São Pedro em maio. No dia 30 de julho está prevista a inauguração da Unidade Básica de Saúde Imigrante. Segundo a secretária Patrícia, o espaço conta com estrutura e equipamentos modernos e irá melhorar o atendimento às famílias, além de proporcionar mais ações de saúde no local. “A equipe do NASF ficará concentrada na nova unidade. Inclusive, teremos no local uma espaçosa sala de atividades coletivas. É um belo presente para a comunidade de Guabiruba”, afirma.

Clique aqui e confira a programação completa.

 

leia também