Notícias
Confira o Plano Municipal de Educação e audiência pública sobre o tema
22 de maio de 2015
A partir da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) sancionado em junho de 2014, a Secretaria de Educação de Guabiruba tem trabalhado no Plano Municipal de Educação, cuja audiência pública foi realizada na noite de quarta-feira, 20, na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de aproximadamente 80 pessoas, entre elas o prefeito Matias Kohler, vice, Valmir Zirke, presidente da Câmara Felipe Eilert dos Santos, secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper e presidente do Conselho Municipal de Educação e representante do Fórum Municipal de Educação, Alfred Nagel Neto.
Também marcaram presença no encontro pais, alunos, profissionais de educação, integrantes da comunidade, e os representantes do povo: Cristiano Kormann, Valdeci Gomes Ferreira, Luciano Schlindwein, Waldemiro Dalbosco e Jaime Nuss. Foram mais de duas horas de debates e planejamento de todo o cenário educacional guabirubense para os próximos dez anos.
A participação do governo e da sociedade civil, por meio de uma construção coletiva e integrada foi enaltecida pelas autoridades em seus pronunciamentos, bem como as metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo. “O plano é de todos que moram no município e vem para consolidar a democracia, a inclusão social e o direito a educação de qualidade para todas as pessoas”, disse o prefeito Matias Kohler.
A secretária de Educação lembrou que o objetivo foi e continuará sendo a mobilização da população da cidade acerca da importância de um Plano Educacional com a participação de toda a sociedade. “O plano é decenal, ultrapassa governos, e vai além desta gestão”, destacou Edna.
Segundo ela, muitos foram os desafios na construção do PME. “Estamos trabalhando há quase um ano na coleta de dados, onde muitas vezes não se obteve sucesso, mas mesmo assim a equipe persistiu. Acreditamos que os maiores desafios da Educação no município para o decênio 2015/2024 será a universalização da educação infantil (creche) e a educação integral”, pontua a secretária.
CLIQUE E CONFIRA O PLANO MUNICIPAL NA ÍNTEGRA.