3ª Festa da Integração: um evento promovido por várias mãos

20 de maio de 2015

Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias

Quem tem saboreado o tradicional almoço típico do domingo de Festa da Integração, em Guabiruba, nem imagina de quem são as mãos que dão sabor especial à gastronomia do evento, neste ano realizado de 5 a 7 de junho no Pavilhão São Cristóvão, Aymoré.

Bem antes de a festa começar, às 5 horas da manhã de sexta-feira, as irmãs Rita Ebel Lang e Juvelina Ebel, servente e professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, já estão preparando os alimentos para ser servido no evento. A cena se repete no sábado e no domingo, afinal, a entidade onde elas trabalham é a responsável pelo almoço do último e mais movimentado dia de festa.

Para realizar todas as tarefas, elas contam com o auxílio de aproximadamente 15 funcionárias da APAE. “Cada uma cuida de uma parte. Algumas descascam os alimentos, outras auxiliam na preparação da comida. E ainda é preciso separar algumas para ficar na limpeza da louça e no recolhimento dos cartões. Toda ajuda é necessária, é um trabalho coletivo”, conta a diretora da APAE, Leide Daiane Comper Habitzreuter.

Desde muito cedo, todos os detalhes foram pensados com cuidado. O cardápio, o tempero e as quantidades. Tudo para agradar os guabirubenses e convidados da região. Por que uma grande festa é construída por várias mãos. “Nós geralmente vemos quando está tudo pronto, mas muita gente trabalhou e acordou cedo para chegar até ali”, comenta Leide.

Trabalho coletivo

O presidente da comissão organizadora da 3ª Festa da Integração de Guabiruba, Osnir Schlindwein, explica que, seja nos bastidores, ou no desenvolvimento das atividades, diversas entidades estão juntas na realização da comemoração. Entre elas: APAE, Associação de Futebol Educacional de Guabiruba – AFEG, Hospital de Guabiruba, Polícia Militar – PM, PATA- Protegendo os animais com todo amor, agricultores da Feira de Produtos Locais, entre outras.

 “É a festa da integração, então nada melhor do que integrar entidades distintas na realização do evento. São várias mãos fazendo um grande evento e vários momentos de integração gastronômica, cultural, e musical. Esta com mais de 20 horas de música reunindo Cledson e Cleber, Cesar Santoro, banda do Barril, encontro de Gaiteiros e o encerramento com o grande show da cantora Anitta. Será uma grande festa”, garante o presidente.

Solidariedade

O dinheiro arrecadado pelas entidades será revertido em lucro para as mesmas. “Conhecemos o trabalho de todas e também das dificuldades que elas passam. Então, nada melhor do que unir forças para gerar um bom retorno a todos nós”, explica Schlindwein.

Para a presidente da APAE, Elfrida Schwambach, é com orgulho que a instituição participa de mais uma edição. “Estamos participando desde a primeira festa. Agradecemos muito a Prefeitura pela oportunidade. O dinheiro arrecadado será investido no nosso ginásio, esperamos que todo mundo participe porque estamos aí para ajudar. Ficamos muito felizes em ajudar a realizar a festa porque temos orgulho em fazer parte da história de Guabiruba”, afirma.

A Associação Hospitalar de Guabiruba participa pela primeira vez. Segundo a diretora Roseli Kohler é com muita expectativa que os colaboradores aguardam o evento. “Nós temos experiência em fazer cachorro-quente, cuca será a primeira vez. É tudo muito novo para nós, mas estamos ansiosos e muito animados”, conta.

O dinheiro arrecadado será investido em reformas no hospital. “Uma de nossas prioridades é trocar o piso. Quero parabenizar a organização do evento pela oportunidade dada às entidades”, elogia.

Na sexta-feira, 5, o Hospital de Guabiruba servirá quatro deliciosas opções de cuca. No sábado, 6, a APAE será responsável pela feijoada com o apoio dos Trilheiros Gaiola Clube, Dragões da Trilha e Jeep Clube Amigos da Trilha e no domingo, servirá o tradicional prato típico. Enquanto isso a AFEG cuidará do indispensável cachorro-quente. A PATA também estará presente na festa promovendo uma feira de doação de animais e arrecadação de ração para cães e gatos.

A Polícia Militar de Guabiruba também é parceira da programação de aniversário do município, com a formatura do Proerd e estará presente na festa no reforço à segurança dos visitantes.

leia também