Fundação Cultural lança projeto para criação de Orquestra Municipal

23 de abril de 2015

Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias Procuradoria-Geral

Que Guabiruba tem muitos talentos musicais espalhados em corais, bandas e fanfarras da cidade, não é novidade. Mas que a partir de agora esses talentos podem se unir para a formação de uma orquestra municipal, é notícia saída do forno. A Fundação Cultural de Guabiruba lançou na quarta-feira, 22, o Projeto Orquestra Municipal de Guabiruba com a publicação do edital (disponível no link http://gpm.fecam.org.br/uploads/248/arquivos/506417_Projeto_da_Orquestra_Municipal_de_Guabiruba.pdf). Podem participar crianças a partir do 6° ano, jovens e adultos e as inscrições devem ser feitas na Fundação até o dia 30 de abril.

O objetivo é desenvolver a arte da música, associando o seu ensino com o cotidiano do aluno, trabalhar a inclusão social e a diversidade cultural. “Queremos formar músicos capazes de se relacionarem em qualquer ambiente, para que assim se consiga multiplicar o que foi ensinado”, afirma o superintendente da Fundação Cultural, Gilmar José Celva. São 30 vagas disponíveis.

O projeto surgiu da necessidade do município disponibilizar algo a mais para incentivar os talentos da cidade. “A ideia foi pensada juntamente com o maestro Marcelo Heckert para unir os nossos talentos. Não necessariamente as pessoas precisam tocar algum instrumento. O projeto contempla também as que não têm conhecimento na música e que queiram aprender e se dedicar. Por isso existem diferentes módulos que contemplam o projeto”, explica Celva.

A estimativa para a formação da orquestra é de dois anos. Neste primeiro momento o propósito é desenvolver no aluno as habilidades e competências concernentes ao mundo da música, envolvendo atividades de apreciação, execução e criação musical. “O projeto oferece atividades variadas, visando  uma formação abrangente em que o aluno possa ouvir, solfejar, escrever e executar um instrumento, além de conhecer a cultura musical”, pontua o superintendente.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3354-6991.

Confira as Vagas:

Violino: 08

Violoncelo: 02

Flauta Transversal: 02

Clarinete: 02

Saxofone Alto: 01

Saxofone Tenor: 01

Trompete: 03

Trombone: 02

Guitarra: 01

Contrabaixo Elétrico: 01

Teclado: 02

Violão: 02

Percussão (Bateria, Glockenspiel e acessórios): 03