Reunião discute desmunicipalização do ensino

9 de abril de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Na manhã de quarta-feira, 8 de abril, a Câmara Municipal de Guabiruba foi palco de uma reunião que tratou da desmunicipalização dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) da Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli, do bairro São Pedro. Participaram do encontro o prefeito Matias Kohler, o vice-prefeito Valmir Zirke, a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, o gerente regional de educação, Rodrigo Cesari, o vereador Felipe Eilert dos Santos, presidente do Poder Legislativo e demais parlamentares. O encontro também foi acompanhado por membros do Conselho Municipal de Educação.

A ideia de retroceder no processo partiu dos representantes do governo estadual, que nesse primeiro encontro argumentaram sobre a necessidade. Segundo os relatos o gerente Rodrigo Cesari, o tema será levado para a Secretaria de Estado da Educação para ser resolvido da melhor maneira possível.

Para o prefeito Matias Kohler, o município foi surpreendido com o pedido já que a municipalização aconteceu na administração anterior de uma forma unilateral e opressiva, sendo que até hoje não foi aprovada pela Câmara Municipal. A partir desse momento o diálogo está aberto com a comunidade escolar do bairro na busca de uma decisão conjunta. “Tenho que dar segurança para os pais e alunos para que o resultado dessa possível mudança, seja o menos traumático possível”, completou o prefeito.

O processo de municipalização não passou pela aprovação da Câmara de Vereadores e ocorreu de forma impositiva. O mesmo não acontece novamente, visto que os parlamentares estão acompanhado o processo de forma direta. Além do presidente, participaram do encontro os vereadores Luciano Schlindwein, Cristiano Kormann, Waldemiro Dalbosco e Valdeci Gomes Ferreira.

Como encaminhamento da reunião, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional informou que após o encontro em Florianópolis, ele voltará a conversar com os representantes da cidade para tratar da tramitação do processo.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba

leia também