Notícias
Reunião discute desmunicipalização do ensino
9 de abril de 2015
Na manhã de quarta-feira, 8 de abril, a Câmara Municipal de Guabiruba foi palco de uma reunião que tratou da desmunicipalização dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) da Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli, do bairro São Pedro. Participaram do encontro o prefeito Matias Kohler, o vice-prefeito Valmir Zirke, a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, o gerente regional de educação, Rodrigo Cesari, o vereador Felipe Eilert dos Santos, presidente do Poder Legislativo e demais parlamentares. O encontro também foi acompanhado por membros do Conselho Municipal de Educação.
A ideia de retroceder no processo partiu dos representantes do governo estadual, que nesse primeiro encontro argumentaram sobre a necessidade. Segundo os relatos o gerente Rodrigo Cesari, o tema será levado para a Secretaria de Estado da Educação para ser resolvido da melhor maneira possível.
Para o prefeito Matias Kohler, o município foi surpreendido com o pedido já que a municipalização aconteceu na administração anterior de uma forma unilateral e opressiva, sendo que até hoje não foi aprovada pela Câmara Municipal. A partir desse momento o diálogo está aberto com a comunidade escolar do bairro na busca de uma decisão conjunta. “Tenho que dar segurança para os pais e alunos para que o resultado dessa possível mudança, seja o menos traumático possível”, completou o prefeito.
O processo de municipalização não passou pela aprovação da Câmara de Vereadores e ocorreu de forma impositiva. O mesmo não acontece novamente, visto que os parlamentares estão acompanhado o processo de forma direta. Além do presidente, participaram do encontro os vereadores Luciano Schlindwein, Cristiano Kormann, Waldemiro Dalbosco e Valdeci Gomes Ferreira.
Como encaminhamento da reunião, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional informou que após o encontro em Florianópolis, ele voltará a conversar com os representantes da cidade para tratar da tramitação do processo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba