Projeto Laranjinha orienta alunos sobre alimentação saudável

26 de março de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Laranjinha é o nome do projeto que leva aos estudantes de Guabiruba mais informações sobre alimentação saudável e boas práticas nutricionais. Em parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC, os nutricionistas da Prefeitura de Guabiruba estiveram nesta semana nas escolas Professor Arthur Wippel, bairro Centro, Padre Germano Brandt, Aymoré, Osvaldo Ludovico Fuckner, Lageado Baixo e Professora Anna Othília Schlindwein, Guabiruba Sul, promovendo a Semana de Educação Nutricional.

A atividade foi direcionada aos estudantes do 1° ao 5° ano e contou com a exibição de vídeos sobre alimentação saudável, explicação sobre os grupos alimentares e um túnel inflável com a história da Aventura da Laranjinha na Pirâmide Alimentar. “A história da Laranjinha era sobre ela subindo uma pirâmide. Pra conseguir subir, ela precisava comer coisas saudáveis, como a gente”, explica a estudante do 3° ano da Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, Olivia Baumgartner Kohler, 8 anos. “Eu já sabia sobre alguns alimentos saudáveis, agora sei mais”, completa Mateus Gustavo, 7 anos.

Para a equipe responsável pelo projeto Laranjinha, a atividade foi de suma importância no processo de ensino e aprendizagem das crianças. “Uma alimentação saudável na infância é fundamental para o desenvolvimento sadio e boa saúde na vida adulta”, destaca a nutricionista da Secretaria de Educação, Anelise Fischer.

Ela lembra que esse tipo de ação cumpre o preconizado pelo Programa Saúde na Escola e com as diretrizes da Resolução n° 26, de 2013, que trata do Programa de Alimentação Escolar, cujo objetivo é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos.

O projeto teve a participação das Secretarias de Saúde, Educação, e Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude.

leia também