Altera calendário de entrega do IPTU

20 de março de 2015

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria do Procon Coordenadoria Geral do Procon Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Administração Diretoria de Agricultura Diretoria de Compras e Licitações Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A Prefeitura Municipal de Guabiruba comunica que os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) estarão disponíveis para retirada nas escolas de 27 de março a 2 de abril. Após esta data, retornam à Prefeitura e permanecem à disposição do contribuinte para retirada no Setor de Tributação.

A entrega iniciaria na segunda-feira, dia 23, mas sofreu atraso devido ao processo de georreferenciamento e recadastramento imobiliário, que culminou em inconsistências e demora na impressão dos carnês. No entanto, o contribuinte poderá imprimir o carnê no site (clicar em Emissões de Guia de IPTU), sem necessidade de retirá-lo na escola ou na Prefeitura.

Formas de Pagamento

O reajuste do IPTU neste ano será de 6,60%, conforme variação aproximada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses. O cidadão deve verificar qual é a melhor forma para quitar seu imposto. Se o pagamento for à vista e até 15 de abril, a Prefeitura oferece um desconto de 20%. Se for quitado em cota única até 15 de maio, o desconto é de 10% e se for até 15 de junho, o contribuinte paga o valor do imposto sem descontos e sem acréscimos.

Há possibilidade ainda de parcelamento. O diretor de Finanças, Paulo Becker, explica que o parcelamento pode ser feito em até cinco vezes, desde que a parcela não seja inferior a R$ 50. Ele lembra que as isenções devem ser requeridas anualmente e que os casos em que houver inconsistências devem ser comunicados ao Setor de Tributação. “Como foram feitas essa adequações, é importante que o contribuinte fique atento aos valores e metragens e se verificar qualquer inconsistência entre em contato conosco”, ressalta o diretor.

Becker reforça ainda que o telefone para tira dúvidas é o 3354-0141 com o Setor de Tributação e que alguns carnês podem ter seu valor atualizado devido a inclusão de área predial não cobrada nos exercícios anteriores, aumento da área predial devido a ampliações e fiscalizações "in loco", divergências na área do imóvel, entre outros.

São aproximadamente 11.300 carnês que deverão ser entregues em 2015. A receita orçada para este ano é de R$ 1,6 milhões, sendo que a arrecadação em 2014 foi de R$ 1,4 milhões.

Confira os pontos de distribuição dos carnês, que devem ser retirados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

Local: Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt

Para moradores do bairro Imigrantes

Local: Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli

Compreende o bairro São Pedro, incluindo as localidades Alsácia, Lorena e Holstein.

Local: Escola Professora Anna Othília Schlindwein

Compreende bairro Guabiruba Sul e Planície Alta.

Local: Escola Padre Germano Brandt

Compreende bairro Aymoré, incluindo as localidades de Sternthal e Gruenerwinkel